Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Helio de Sousa estabelece o oferecimento do Cartão Saúde à pessoa de baixa renda portadora de câncer

02 de Julho de 2009 às 17:26

Na emenda 0011, de autoria do deputado Helio de Sousa (DEM) acrescenta ao Programa Melhoria das Condições de Saúde da População, já estabelecido no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o oferecimento do Cartão Saúde à pessoa de baixa renda portadora de câncer ou diabética.


Segundo Helio de Sousa, a emenda visa dar oportunidade às pessoas de baixa renda Portadora de Câncer e Diabética, que devido a gravidade das referidas doenças, tenham prioridade no atendimento, com fornecimento de medicamentos e alimentos especiais a serem oferecidos de acordo com as necessidades da patologia. Frise-se que a lei especifica devera estabelecer os requisitos para fazer jus aos benefícios, inclusibe o cadastramento, se necessário.


O parlamentar justifica a adoção desse tratamento prioritário pela gravidade característica das duas doenças. A emenda também determina que a mesma ação seja incluída no Plano Plurianual 2008-2011, para garantir a duração continuada da medida.



O deputado diz também, que a emenda se refere a uma das medidas inclusivas do projeto de criação do Estatuto do Portador de Câncer. Um projeto que tem sido discutido muito em audiências públicas, solicitadas pelo ilustre deputado, com a sociedade e representantes médicos.


Com o Estatudo do Portador de Câncer, bem como a criação de Associação de Diabéticos nos municípios teremos um amplo apoio da sociedade e do Governo, para minimizar as dificuldades deste pacientes.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.