Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Santa Casa de Buriti Alegre volta a funcionar como um coração saudável

08 de Fevereiro de 2010 às 11:13
Santa Casa de Buriti Alegre volta a funcionar como um coração saudável 

 

A Secretária Estadual de Saúde firmou em dezembro de 2009 um convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Buriti Alegre. A parceria permitirá que a unidade hospitalar continue o atendimento com a excelência que a consolidou como referência regional.  

 

A situação da Santa Casa, localizada no coração de Buriti Alegre, era muito delicada. Por anos, apesar da dedicação dos seus diretores, as condições materiais fizeram com que o atendimento de alta qualidade ao público fosse um esforço inimaginável. A falta de recursos financeiros dificultava a reposição de medicamentos, a aquisição de equipamentos médicos e a ampliação de pessoal especializado. A qualidade do atendimento que consagrou a unidade na história da região se via ameaçada em função do limitado aporte de recursos, apesar da contribuição da população. Era, em resumo, um quadro crítico.

 

Como secretário de Estado da Saúde, em julho de 2008. Detalhei a situação ao governador Alcides Rodrigues que, médico e humanista por natureza, se mostrou sensível ao impacto que o fechamento da unidade causaria na qualidade de vida da população.

 

O governador Alcides Rodrigues prometeu que auxiliaria no que fosse possível para resgatar a Santa Casa de Buriti Alegre. Mantive conversas constantes com o governador sobre a necessidade de amparar a unidade de saúde que, ao longo de cinqüenta anos, amparou inúmeras famílias. Hoje comemoramos a assinatura do convênio entre a Santa Casa de Misericórdia de Buriti Alegre e a Secretaria Estadual de Saúde.

 

A característica filantrópica da Santa Casa de Buriti Alegre não visa o lucro. O objetivo é o bem estar da população. A unidade funciona 24 horas por dia e está apta para atendimentos ambulatoriais e de média complexidade. A qualidade de seus serviços a tornou referência para a toda a região.

 

Buritialegrense que sou, nascido neste município, não poderia deixar um patrimônio histórico como a Santa Casa acabar aos poucos. Não se trata somente da importância sócio-histórica da unidade; sem a Santa Casa, a qualidade de vida da população sofreria um impacto negativo sem precedentes.

 

Parabéns a todos que trabalharam por este convênio. 

 Helio de Sousa, buritialegrense, é médico, ex-Secretário de Saúde e Deputado Estadual pelo Democratas.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.