Ozair aplaude elaboração do Plano Diretor de Transportes Intermunicipais

28 de Setembro de 2010 às 14:36

Em reunião realizada hoje de manhã, na sede da Associação Comercial e Industrial de Goiás-Acieg, foi formado um grupo que vai trabalhar na elaboração do Plano Diretor de Transportes Intermunicipais de Passageiros de Goiás, conforme noticiou o site Goiás Agora.

Representante político de Aparecida de Goiânia, o deputado Ozair José (PP) aplaude a iniciativa deste grupo, formado por representantes de sindicatos do setor (empresas regulares, serviços especiais de turismo, escolar e fretamento, dos taxistas, entre outros), dos usuários (Federação e Conselho de Gestão) e de órgãos do Governo do Estado.

A expectativa dos presidentes de sindicatos do setor é de que o plano comece de um marco zero,  para que seja direcionado o que pode e o que não pode ser feito. Os representantes dos permissionários de veículos adaptados para o transporte de portadores de necessidades especiais solicitaram a redução de determinados impostos ou a concessão de subsídios, como houve recentemente para empresas aéreas. Para os representantes dos passageiros, o mais importante é o respeito ao cidadão.

Em 2009 o Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Goiás, operado por 34 empresas (36 hoje), tinha 309 linhas convencionais, 151 semi-urbanas e 160 linhas paralisadas. No ano passado foram realizadas 606 mil viagens, e transportados 12,8 milhões de passageiros por 60,3 milhões de quilômetros.