Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Romilton abre hoje Exposição Agropecuária de Paraúna

10 de Junho de 2010 às 10:25

Será aberta oficialmente hoje a 27ª Exposição Agropecuária e 40ª Festa da Produção de Paraúna com a presença do deputado estadual Romilton Moraes (PMDB) e do governador Alcides Rodrigues Filho (PP).

Na programação de hoje consta recepção às autoridades no Aeroporto às 17 horas, em seguida será feito o lançamento da construção do Aeródromo, do Distrito Industrial "José Torquato Leite", da pavimentação asfáltica e da ampliação da rede de esgoto. Algumas obras serão feitas em parceria com o Estado. Também será inaugurada a cobertura da quadra de esportes do Colégio Otaviano de Morais. À noite será feita a abertura oficial da Pecuária, início do rodeio profissional e show com a cantora Janayna.

O município de Paraúna, a 155 km de Goiânia está realizando sua festa mais importante – a Exposição Agropecuária. Todos os anos, os moradores já esperam a festa realizada pela Prefeitura em parceria com o Sindicato Rural e o apoio da Faeg, do Governo do Estado e do Ministério do Turismo. Para este ano, a organização estima que mais de 30 mil pessoas visitem o Parque de Exposições e assistam aos shows programados com a cantora Janayna hoje 10/06, e as duplas João Neto e Frederico (11/06), Guilherme e Santiago (12/06) e Pedro Paulo e Matheus (13/06), todos com entrada franca.  Economia Apesar de sua fama pelas rochas em formatos especiais como as Pedras do Cálice, da Tartaruga, da Índia e tantas outras, Paraúna se consolidou como município agropecuário. Na agricultura consegue até três safras por ano, graças à tecnologia utilizada pelos produtores através dos Pivôs Centrais. As áreas irrigadas com o pivô facilitam o trabalho dos produtores e melhoram a produtividade das culturas de arroz, milho, sorgo, soja, feijão, café e uva, todos sob o processo de irrigação com o pivô. Os produtores também plantam tomate, cana de açúcar e algodão no método tradicional.  Com uma capacidade de armazenamento de 130 mil toneladas, o município de Paraúna reúne 695 propriedades rurais, onde são distribuídos 123 pivôs em 8.300 há. Na Pecuária, a situação não é diferente. A competência dos pecuaristas mostra um resultado positivo na produção de leite, na criação de rebanho bovino e na avicultura. A chegada da Pif Paf Alimentos proporcionou aos produtores a terem aviários em suas fazendas e abrir espaço no mercado. Dados da Emater e da Agrodefesa revelam que o município tem hoje 215 mil cabeças de gado bovino, 35 mil suínos, 3.500 ovinos, 150 caprinos, 700 búfalos e uma produção leiteira de 110 mil litros por dia. 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.