Romilton homenageia Imprensa Goiana

08 de Setembro de 2010 às 11:21

O deputado Romilton Morais (PMDB) apresentou requerimento, em sessão plenária realizada no dia 24 de agosto passado, que solicita realização de homenagem à Associação Goiana de Imprensa (AGI), em comemoração aos seus 76 anos de fundação. Se aprovada, a homenagem ocorrerá no dia 10 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Para o deputado, a homenagem é justa e oportuna e reverencia a tradicional e meritória entidade dos comunicadores goianos, a AGI. “Muitas vezes, o jornalista é visto com maus olhos. Isso acontece porque é papel do jornalista dizer a verdade. E a verdade geralmente não agrada a todos, principalmente ao poder.”

Histórico

A AGI foi fundada na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, no dia 10 de setembro de 1934, e participou ativamente na luta pelo desenvolvimento de Goiás. As reuniões da AGI aconteciam no Salão Nobre da Faculdade de Direito de Goiás, instituição hoje integrante da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A AGI teve como seu primeiro presidente Albatênio Caiado de Godoy, que exerceu o posto até 1941, quando, em Goiânia, Joaquim Câmara, fundador do jornal O Popular, o sucedeu. Após esses nomes, vários outros presidentes assinaram as atas da AGI, como Zoroastro Artiaga e Jaime Câmara. Atualmente, Walterli Leite Guedes preside a associação.

Segundo o deputado, a Associação Goiana de Imprensa também sempre foi parceira da Assembleia Legislativa, e vive-versa. “Nas décadas de 60 e 70, a ditadura militar ameaçou de prisão muitos profissionais da A
ssociação, que encontraram na Assembleia Legislativa o respaldo de uma Casa de Leis”, relembrou o peemedebista.