Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Wellington Valim faz balanço de viagem aos EUA

10 de Dezembro de 2009 às 16:37
Deputado Wellington Valim participou de comitiva brasileira que visitou os EUA para discutir o problema dos imigrantes ilegais brasileiros que vivem naquele país
Comissão de parlamentares do PTdoB viajou aos Estados Unidos para pressionar o governo americano a regularizar a situação dos cerca de 1,3 milhão de brasileiros que moram naquele país. O deputado estadual Wellington Valim participou da comitiva, que ficou uma semana em Boston (Massachusetts).A comissão redigiu uma carta que foi entregue ao presidente Barack Obama, em Washington, e outra que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias. Os parlamentares querem também que o governo brasileiro, assim como ocorre em outros países, assuma o problema dos imigrantes, principalmente os ilegais.Também ficou pré-agendado com deputados americanos um encontro com Obama em março, na Casa Branca. “No Brasil, por exemplo, temos colônias de imigrantes italianos, japoneses e chineses. Eles têm bairros específicos, apoio consular e tratamento vip de seus países de origem. Já os brasileiros nos EUA são tratados como se não tivessem pátria. O governo federal precisa dar mais atenção a quem mora no exterior”, explicou Valim.Outro problema que aflige a comunidade é a criminalidade. Como a maior parte dos imigrantes está ilegal nos EUA, os residentes sofrem pela falta de proteção do Estado, uma vez que companhias de envio de caixas, dinheiro e documentos costumam dar calotes nos brasileiros. De maneira ilegal não é possível recorrer à Justiça americana. Já a Justiça brasileira pouco age nestes casos.Valim lembrou ainda que os brasileiros enviam, por ano, US$ 7 bilhões ao Brasil. Em boa parte das vezes de maneira irregular. “É muito importante que os brasileiros continuem nos EUA, pois este dinheiro movimenta a nossa economia. Porém, é preciso de segurança, da mesma forma que ocorre com os americanos que vivem no Brasil.”
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.