Ícone alego digital Ícone alego digital

Exposição

14 de Novembro de 2007 às 00:00
"Movimento sem Fronteiras" da artista plástica Lúcia Hinz será aberta nesta terça-feira à noite na Assembléia.

O espaço cultural da Assembléia Legislativa recebe nesta terça-feira a exposição internacional da artista plástica Lúcia de Medeiros Hinz, radicada na Alemanha e conhecida artísticamente como Lúcia Hinz. A vernissage acontece a partir de 19h30 no Salão Nobre da Assembléia Legislativa.

Já confirmaram presenças, entre outras personalidades, o embaixador do Brasil na Bélgica, Jerônimo Moscardo, a presidente da Academia Brasileira de Belas Artes, Iraci Carizi, e o presidente da Academia Brasileira de Letras, Thiago de Menezes.
 A exposição estará aberta ao público de 20 de novembro a 01 de dezembro, na Assembléia Legislativa de Goiás.

A exposição Movimento Sem Fronteiras é composta por 60 obras, sendo a segunda mostra de uma tournê que fará pelo Brasil. A primeira etapa deste roteiro aconteceu em Brasília, no início da semana. Ainda este ano sua exposição segue para São Paulo. Para 2008 estão agendadas exposições em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Sul.

A artista é brasileira, nascida no Rio Grande do Norte, mas desde 1988 vive no exterior. Foi na Bélgica e na Alemanha, onde reside atualmente, que aprimorou sua técnica.  Em sua obra, através de cores e formas, Lúcia busca o equilíbrio e harmonia para a vida espiritual, expressando lembrança e saudade em uma busca constante “de um passado que pertence ao presente e ao futuro”, conforme ela mesmo se define.

Lúcia Hinz foi empossada em 2007 na Academia Brasileira de Belas Artes, ocupando a cadeira 16, cujo patrono é o pintor italiano Sandro Botticelli. Reconhecida nacional e internacionalmente, a artista tem obras em acervos de colecionadores em diversos países da Europa, EUA e Brasil.

Lúcia Hinz se dedica à arte desde a adolescência, atuando na defesa do direito e do bem estar de pessoas menos favorecidas. Suas atividades sociais e culturais ganharam força em 1986 na Associação dos Moradores e Amigos do Pontal de Coruripe, em Alagoas.

Atualmente a artista vive entre a Alemanha e Bélgica onde dá continuidade as atividades artísticas, sociais e culturais, em especial à sua trajetória nas atividades em favor do bem estar e defesa da mulher menos favorecida. Nos últimos anos promoveu e participou de inúmeras ações junto a fundações de diversos países, vivenciando e participando de campanhas em prol da melhoria da existência humana.

Este ano Lúcia Hinz participou de exposições coletivas em Portugal e Bélgica e de individual em Berlim, durante a Feira da Indústria Gráfica.  

Um marco na trajetória da artista é o projeto Arte Manequim, onde trabalha há anos na transformação de manequins de gesso, fibra de vidro, metal e telas tridimensionais. Através deste projeto ela propõe a metamorfose de um manequim convencional em uma obra de arte contemporânea. Os manequins serão expostos em espaços públicos e galerias nacionais e internacionais, permitindo toda interatividade com o público.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.