Ícone alego digital Ícone alego digital

PM: 152 anos de trabalho competente em defesa da sociedade

10 de Agosto de 2010 às 09:31
Artigo do deputado Iso Moreira (PSDB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 10.08.2010.
* Iso Moreira é empresário rural e urbano, e deputado estadual pelo PSDB

Os 152 anos de fundação da Polícia Militar de Goiás foram comemorados com solenidade cívico-militar dia 28 de julho, data do aniversário da corporação, na Academia da Polícia Militar, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. Na ocasião, quase 500 pessoas foram homenageadas com a Medalha Tiradentes, a maior comenda da instituição. São cerca de 190 civis e quase 300 militares da PM goiana.

As comemorações alusivas ao aniversário da PM começaram com exposição de equipamentos, viaturas, armamentos usados pelas unidades especiais, materiais de divulgação do Programa de Erradicação das Drogas -Proerd e dos colégios militares. A mesma exposição, na Estação Goiânia finalizou os eventos comemorativos do aniversário.

Com raízes na antiga Vila Boa - hoje cidade de Goiás, foi denominada Força Policial Goyaz, criada em 28 de julho de 1858 pelo então Presidente da Província de Goyaz Dr. Francisco Januário da Gama Cerqueira.

O policial militar goiano tem a consciência de que a segurança pública é direito de todos os cidadãos. Esse direito permite o exercício da liberdade e é uma exigência do princípio da igualdade como ocorre em uma autêntica república. Portanto, a política de segurança em nível preventivo e ostensivo executada pela Polícia Militar de Goiás, beneficiando a todos, é, também, uma política social, já que alcança aqueles que vivem nas periferias e nos bairros pobres, que são mais vulneráveis à ação dos criminosos.

O maior patrimônio de uma instituição é a confiança que transmite a quem a ela recorre e a nossa Polícia Militar apresenta esse atributo, frutos de uma tradição secular recheada por um trabalho intenso, árduo e competente para a garantia da segurança e da cidadania.

A Polícia Militar do Estado de Goiás é dona de uma história que a dignifica e com isso é motivo de orgulho a sociedade goiana que com ela convive. Ao completar 152 anos de existência, a PM, disciplinada e dinâmica, tem como objetivo principal à apresentação de méritos, a protagonizar importante página da história da civilização do nosso Estado.

Aproveito a oportunidade para cumprimentar todos os integrantes da Polícia Militar de Goiás e manifestar publicamente meu respeito a todos, pelo trabalho que realiza em defesa da segurança pública dos goianos.

 


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.