Por uma saúde melhor

17 de Agosto de 2010 às 10:14
Artigo do deputado Jardel Sebba (PSDB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 16.08.2010.
* Jardel Sebba é médico e deputado estadual pelo PSDB

Médico e no exercício de uma importante missão, que é a de deputado estadual, temos nos esforçado para levar melhor qualidade de vida para a população de Goiás. Na qualidade de cirurgião obstetra, já fizemos milhares de partos, por isso nossa responsabilidade redobra diante da nossa missão de contribuir para o crescimento saudável dessas crianças que vieram ao mundo literalmente pelas nossas mãos.

Em 2009, com o apoio de companheiros que trabalham no nosso programa levado ao ar semanalmente pela Rádio Sucesso FM, em Catalão, criamos a Caminhada da Saúde. E, graças a uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Goiandira, conseguimos executar essa ideia, inclusive já realizamos a segunda edição da Caminhada da Saúde neste ano. E, com a experiência adquirida, pretendemos incrementar mais ainda esse evento para 2011.

Nossa intenção é continuar, anualmente, realizando essa grande mobilização com vistas não apenas a conscientizar a população dos malefícios causados pelo cigarro e pelo fumo de um modo geral, mas, sobretudo, buscando levar uma melhor qualidade de vida para nossa gente. Já na 2ª Caminhada da Saúde, contamos com o apoio efetivo de profissionais de Educação Física, médicos, enfermeiros, policiais militares e bombeiros.

Unimos o Dia Mundial de combate ao tabaco, comemorado em 31 de maio, à grande determinação de centenas de amigos e companheiros que atenderam ao nosso convite. Em razão da experiência que adquirimos nas duas caminhadas já realizadas, pretendemos fazer muito mais em 2011. Além dos malefícios do cigarro e do fumo de um modo geral, queremos mostrar a importância do exercício físico para nossa saúde.

Com relação ao cigarro, só para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a conclusão de que um dos maiores desafios ao crescimento dos países em desenvolvimento é a epidemia de doenças relacionadas ao fumo. Grande número de pessoas morre na fase mais produtiva de suas vidas devido ao cigarro.

E mais: o cigarro é hoje o campeão de mortes no mundo. Morrem a cada ano mais pessoas vítimas do consumo de cigarros que a soma das mortes devido À AIDS, violência, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Segundo a OMS, se permanecer a tendência atual, entre 2020 e 2030, serão 10 milhões de mortes a cada ano decorrentes do vício do fumo.

A introdução de leis, proibindo fumar em ambientes fechados e controlando a publicidade de cigarros, é certamente um avanço, mas não é suficiente para conseguir controlar o avanço desta verdadeira epidemia que ameaça a vida de milhões de pessoas. É preciso que as pessoas se conscientizem do problema e decidam livremente melhorar a duração e a qualidade de sua vida. Portanto, una-se a nós nesse propósito tão nobre! E que Deus continue nos abençoando!