Revitalização da Avenida Rio Verde: marco histórico de Maguito e Paulo Garcia

31 de Agosto de 2010 às 10:54
Artigo do deputado Ozair José (PP) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 31.08.2010.
* Ozair José é líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa

As obras de revitalização da Avenida Rio Verde, uma das principais vias comerciais da região metropolitana de Goiânia, que divide a Capital e o município de Aparecida de Goiânia, serão iniciadas em poucos dias, resultado da mobilização de toda a sociedade das duas cidades. Como deputado estadual, atuo em defesa do desenvolvimento de Aparecida de Goiânia, e a revitalização da Avenida Rio Verde vem impulsionar o comércio, gerar mais emprego e renda, enfim, melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Na Assembleia Legislativa, fui autor, em conjunto com o então deputado estadual Chico Abreu, de projeto de lei – aprovado em plenário e sancionado pelo governador – que definiu os limítrofes da divisão territorial entre os municípios de Goiânia e Aparecida, beneficiando os moradores dos dois lados da Avenida Rio Verde e fortalecendo o comércio e a indústria deste importante trecho urbano.
Quero, nesta oportunidade, cumprimentar os prefeitos Maguito Vilela e Paulo Garcia pela decisão de definir de imediato um cronograma de trabalho para a revitalização da Avenida Rio Verde, atendendo às reivindicações dos empresários e dos moradores das duas cidades.

No ato de apresentação do projeto de revitalização da Avenida Rio Verde, realizado no Buriti Shopping, estive presente e tomei conhecimento de que tudo será executado em parceria pelas duas prefeituras em 16 quilômetros da via, sendo oito em cada pista, a um custo de R$ 7,6 milhões.

De acordo com o prefeito Maguito Vilela, os trabalhos terão início com a duplicação de um trecho, que divide os setores Vila Brasília, em Aparecida, e Parque Amazônia, em Goiânia, que vai da rotatória da Avenida São Paulo, ao lado dos Correios, ate o cruzamento com a Avenida Tapajós. Os serviços seguirão com o recapeamento, com uma nova camada de pavimentação sobre a pista de concreto betuminoso usinado à quente (Cbuq) e recuperação de toda a via, entre a Vila Brasília e a GO-040, no Setor Garavelo.

Os principais aspectos da revitalização da Rio Verde serão a recuperação da pavimentação asfáltica, a implantação de um novo formato de calçadas, que terão o mesmo modelo em toda a avenida, novo paisagismo, sinalização e iluminação pública moderna, com postes nos canteiros centrais e iluminárias que abrangem as duas pistas. Os atuais postes que estão instalados de formas desordenada serão substituídos pelo novo modelo.

A avenida ficará mais moderna, arrojada, imponente e coerente com a sua importância para a economia goiana. A revitalização aumentará o poder de atração de novos investimentos para o local. A avenida será um cartão postal de Aparecida e de Goiânia.