Ícone alego digital Ícone alego digital

Faça uma escolha correta em 3 de outubro

13 de Outubro de 2010 às 11:25
Artigo do deputado Padre Ferreira (PSDB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 02.10.2010.
Padre Ferreira é deputado estadual pelo PSDB (www.padreferreira45600.com.br / twitter.com/depferreira)


Neste domingo, data da eleição no Brasil, o eleitor assumirá dois compromissos importantes para o futuro do País. O primeiro é comparecer às urnas em massa e confirmar seu direito de votar. O segundo é escolher, com consciência e correção, políticos sérios, de conduta ilibada, para representá-lo.

A responsabilidade de termos um Congresso Nacional forte, um Senado correto, uma Assembleia Legislativa repleta de bons parlamentares é de todos nós. O próximo presidente do Brasil e o próximo governador de Goiás também serão espelho de seus eleitores. O encargo é dividido, por isso é tão importante uma boa escolha.

Antes de exercer o voto, o eleitor precisa pesquisar bem o passado do político. A nova lei da Ficha Limpa, por exemplo, ajuda a depurar a política, pois quem já recebeu condenação pela Justiça está impedido de se candidatar ou até tentar a reeleição. Existem sites e ONGs espalhadas pelo País afora que também auxiliam no processo de depuração.

Porém, mesmo com tanta orientação, o eleitor precisa se mostrar bastante atento. Só olhar se o cidadão tem ficha limpa ou nunca tenha saído de maneira negativa na mídia é pouco para lhe confiar o voto. O eleitor tem de observar o passado de cada um, sua história política, a vida familiar, o que ele tem de propostas, a visão de futuro.

Político sério, honesto e correto tem de estabelecer compromissos de verdade. E o eleitor tem de cobrar isso dele. Cobranças estas que podem ser feitas pessoalmente, pelo telefone, por carta, e-mail. Mas tem de ser cobrado. Ele tem de saber que não pode abandonar ou trair seu eleitorado. Tem de justificar seus votos.

Depois não adianta chorar sobre o leite derramado, achar que todo político é igual, que ele só pensa em benefício próprio. Uma escolha errada neste domingo terá quatro anos de consequências. E consequências estas que podem demorar a ser revertidas.

E lembrando ainda que é através da política que a vida do cidadão, principalmente o mais carente, pode ser alterada. Benefícios como saneamento básico, água tratada, asfalto, escolas, creches e programas sociais só são possíveis, na maior parte das vezes, pela vontade política.

Mudar a política não é tarefa difícil, basta seu voto. Votar com consciência é obrigação de todos nós. Por isso não venda ou negocie seu voto – esta atitude terá consequências graves no futuro. E espalhe a mensagem de que é preciso votar com consciência. Só assim vamos dar mais um passo rumo a uma mudança de verdade na política.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.