Marcos Martins, em discurso, destaca ações da Polícia Civil

10 de Maio de 2013 às 09:30
Discurso proferido pelo deputado Marcos Martins (PSDB) durante sessão especial em comemorativa aos 171 anos da Polícia Civil. (10;05.2013).

Homenagear a Polícia Civil é reconhecer, merecidamente, a excelência de uma das mais importantes instituições do Estado, integrante de uma relevante e essencial atividade: a segurança pública, que é direito de todos os cidadãos, necessária e almejada por todos eles, que esperam a preservação da ordem pública, bem como de sua incolumidade física e de seu patrimônio e, por que não dizer, de sua liberdade e cidadania. Afinal, a segurança é um direito social, garantido pela Constituição Federal, alicerçada em um Estado democrático de direito.

Os altos e renitentes índices de violência que, infelizmente, vêm sendo apresentados, hodiernamente, tanto no que se refere aos homicídios, quanto latrocínios, furtos, roubos,  tráfico de drogas, crime organizado, têm provocado extrema preocupação e medo, e requerem da sociedade organizada, bem como do Estado, por meio de seus três Poderes, uma união de esforços, de modo a minimizar, consideravelmente, essas estatísticas e podermos vencer o crime. Não podemos ser e não seremos vencidos por ele. Refiro-me a essas circunstâncias para enfatizar os desafios que, com isso, se apresentam, exigindo-se, em nome da paz social, sua superação. Isso só serve para ressaltar o valor e a força de todos aqueles que militam na área de segurança pública e, com coragem, tem dedicado sua vida nesse mister.

Mas, se a Polícia Civil tem guerreado, diariamente, contra o crime, hoje é dia de comemoração, pois sua participação nessa tarefa é de grande relevância, vez que atua, por meio de diversas áreas, na elucidação da materialidade e autoria dos delitos. Com esse objetivo, os servidores da Polícia Civil tem realizado um magnífico trabalho investigativo, atuando no serviço de inteligência da Polícia que, por sua vez, está sendo cada vez mais estruturado e especializado. Enfim, no que lhe cumpre fazer, a Polícia Civil tem atuado com excelência, indo além, trabalhando com compromisso, obstinação e até colocando em risco suas próprias vidas em defesa de toda a população. Além disso, tem buscado a reformulação, a reciclagem, e a capacitação continuadas.

Desde 1898, quando foi criada a organização do serviço policial, e quando se originou a Polícia Civil, em Goiás, esta instituição vem se estruturando, criando sua própria história, demonstrando um passado honroso, aperfeiçoando o que precisa ser mudado, sempre com os olhos voltados para um futuro ainda melhor, planejando-o estrategicamente, buscando a repressão do crime e conquistando a confiança dos goianos. Essa estruturação começou a tomar forma em 1955, com a incorporação dos serviços de polícia à
Secretaria de Segurança Pública. Já em 1991, foi criada a Diretoria-Geral da Polícia Civil, com a atribuição de supervisionar, coordenar, controlar, fiscalizar e padronizar as funções, princípios e pressupostos dessa instituição.

Nascem as Delegacias Especializadas os grupos táticos que, diariamente, conferem à sociedade resultados importantes na repressão ao narcotráfico, aos furtos e roubos de veículos, desbaratamento de quadrilhas, combate aos crimes contra o meio ambiente, crimes contra a mulher, a criança e adolescentes e os cibernéticos. Tudo isso tem ajudado a ingressar nossa Polícia Civil na era da modernidade, a adequá-la às exigências do novo século.

São grandes conquistas, mas, não podemos parar. Devemos caminhar avante, buscando outras ainda maiores, sempre na defesa do ideal de proteger as pessoas e de garantir sua segurança.

O Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, disse, em seu discurso de posse, que o Policial simboliza o Estado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Complementando essa fala, o governador do Estado, Geraldo Alckmin disse que isso é pouco, pois o policial é o Estado.

Essa é uma grande verdade. O policial tem todo este significado e valor. O Estado como um todo se encontraria por demais fragilizado, não fosse a atuação dos policiais, em todas as áreas afins. São eles que lidam com as mazelas humanas, combatendo o crime, e lutando por alcançar condições de uma vida social melhor. São eles que aprendem a se condoer com os fracos, a resistir ao mal, a nunca se omitir, a estar sempre na linha de frente do combate ao crime.

Eu me orgulho por integrar essa tão nobre instituição e, como parlamentar, quero envidar todos os esforços, apresentando propostas legislativas que visem, não somente aperfeiçoar, cada vez mais, as atividades de segurança pública, a criação de políticas públicas, como também, valorizar nossa carreira. Tenho compromisso com a sociedade goiana, e com todos os colegas de nossa querida e amada Polícia.

A todos os policiais civis, o meu reconhecimento, meu agradecimento e minhas congratulações.