Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegado Eduardo Prado quer garantir que mulheres com predisposição genética para o câncer de mama tenham direito à mastectomia preventiva

25 de Março de 2024 às 11:30
Delegado Eduardo Prado quer garantir que mulheres com predisposição genética para o câncer de mama tenham direito à mastectomia preventiva

Projeto de lei do deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) que  altera a Lei 20.707, de 2020, garante que, caso seja detectada a mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, a paciente poderá optar pela realização de mastectomia profilática e de reconstrução da mama, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto, que também assegura que, desde o diagnóstico, seja disponibilizado acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado, foi aprovado em segunda votação da Assembleia Legislativa. 

"A mastectomia profilática é uma cirurgia eficaz feita para retirar toda a glândula mamária em pacientes de alto risco de câncer, antes que a doença se desenvolva. É importante destacar que a reconstrução da mama após a mastectomia é uma parte fundamental do tratamento completo e coordenado do câncer de mama",  justifica o parlamentar.

Gabinete Dep. Del. Eduardo Prado Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.