“Jovens poderão se dedicar nas escolas”, diz Bia de Lima no lançamento do Pé-de-meia em Goiás

26 de Março de 2024 às 17:57

O programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, foi lançado nesta terça-feira, 26, em Goiás, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Estado, Ronaldo Caiado. O evento, que também teve a participação de diversos parlamentares, além de alunos da rede estadual de Goiás, foi realizado no auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Na ocasião, o ministro Camilo Santana falou sobre o programa, voltado para os estudantes do ensino médio, que já começou a ser pago, com o objetivo de colaborar com a permanência desses alunos na sala de aula.

“O presidente Lula, com sua sensibilidade, disse para mim: ‘ministro, vamos criar um programa para que a gente possa garantir que nenhum aluno saia das escolas por questões financeiras’. Vocês vão receber R$ 200 por mês, durante 10 meses, ao longo do ano, para fazer um total de R$ 2 mil. Qual a contrapartida? Garantir frequência mínima média de 80% da presença dos alunos em sala de aula aqui no Estado de Goiás. No total, vocês poderão receber até R$ 9,2 mil durante os três anos do ensino médio”, afirmou Camilo Santana.

A deputada Bia de Lima (PT) também falou sobre a importância da iniciativa. “O programa Pé-de-Meia é importantíssimo para a gente superar os gargalos, especialmente no ensino médio. E a moçada vai poder se dedicar nas escolas para que possam chegar nas universidades. É um grande desafio do momento para que a juventude tenha uma formação completa. Então estamos vendo uma soma de esforços para que a educação tome os rumos que sonhamos”, disse a parlamentar.

Também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), da Comissão de Educação da Alego, Bia de Lima também falou, na oportunidade, que trabalha junto à Secretaria de Estado da Educação pela reestruturação das carreiras do magistério, mesma situação enfrentada pelo ministro na esfera federal.

“Nesse momento, estamos discutindo a reestruturação e recomposição da carreira do magistério, pois é muito importante valorizar os professores. E esse é o grande desafio em Goiás. Sei que o senhor [ministro Camilo Santana] enfrenta a mesma situação lá no Ministério da Educação, tendo em vista que o senhor chegou agora e encontrou carreiras totalmente defasadas nas universidades e nos IFs”, reforçou a deputada.

Ela ainda agradeceu a chegada dos novos Institutos Federais (IFs) que devem ser construídos em Goiás, a partir do Novo PAC.

Valorização das pessoas

De acordo com a secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, o programa foi pensado para as pessoas que fazem a educação, ou seja, professores e estudantes. “A determinação que recebemos foi para voltar o nosso olhar para as pessoas, professores e estudantes. Para isso, estamos trabalhando as políticas educacionais de forma sistêmica. A gente está olhando desde a educação infantil até o final do ensino médio. O Pé-de-meia não é só redistribuição de renda, é política educacional, é uma maneira de tornar visíveis e fundamentais, para a sociedade brasileira, os estudantes que muitas vezes são impedidos de seguir os seus estudos”, ressaltou ela.

Programa Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.

No total, 2,5 milhões de estudantes serão atendidos com um total de R$ 9,2 mil para cada ao completar o ensino médio.

A iniciativa tem como público-alvo estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no ensino médio regular e EJA das redes públicas; que sejam integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e estejam inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).