Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima promove reunião para discutir a 6ª Conferência Estadual das Cidades

08 de Maio de 2024 às 09:59
Bia de Lima promove reunião para discutir a 6ª Conferência Estadual das Cidades

Ocorreu na tarde dessa terça-feira, 7, no auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa da deputada estadual Bia de Lima (PT), uma reunião para discutir a 6ª Conferência Estadual das Cidades, cujo tema é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para as cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que deve acontecer em setembro deste ano, após 10 anos de espera.

A reunião foi coordenada pelo advogado e representante da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO) no Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Sebastião Ferreira Leite, conhecido como Juruna. A parlamentar foi representada pela chefe de gabinete, Sandra Cabral. Porém, Bia de Lima ressaltou que a participação da população nesse processo é fundamental para entender as demandas de cada cidade.

“Nós estamos preparando diversos segmentos sociais para produzirmos um documento para somar com as Conferências das Cidades, que é uma forma de a gente democratizar as demandas de cada cidade e não ficar só para este ou aquele prefeito. Mas, acima de tudo, a população precisa ser ouvida para falar suas preocupações e suas demandas’, disse.  

O encontro tinha como objetivo debater e estimular os cidadãos a discutirem um projeto de desenvolvimento sustentável para as cidades, especialmente neste ano eleitoral, bem como inspirar as proposições de soluções para os problemas e desafios dos municípios. Mais de 10 entidades, como a União Nacional de Moradia Popular, o Movimento de Trabalhadores por Direitos, a Nação Hip-Hop, a Defensoria Pública de Goiás, a Ademi e o Crea, participaram da atividade.

Na ocasião, os participantes deliberaram novos encontros e reuniões para avançar as discussões, já que as conferências municipais das cidades devem ser convocadas pelo poder público até o próximo dia 30 de maio. Dessa forma, as entidades se comprometeram a seguir unidas e organizarem as conferências, até a realização do evento estadual.

As conferências foram convocadas pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.