Ícone alego digital Ícone alego digital

Wilde Cambão propõe instituir o Programa de Conscientização do Câncer de Cólon

17 de Junho de 2021 às 07:33

O deputado Wilde Cambão (PSD) apresentou o projeto de lei nº 5769/21, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com o objetivo de instituir o Programa de Conscientização do Câncer de Cólon, destacando a importância da colonoscopia para prevenção e diagnóstico precoce desse mal.

A proposta esclarece que ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde elaborar um cartaz explicativo sobre o programa, que será divulgado nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, e também nas unidades básicas de saúde.

Em justificativa, o autor da matéria considera a realização do exame de colonoscopia como método de prevenção, visto que o câncer colorretal é um dos mais frequentes na população brasileira, sendo o segundo mais comum nas mulheres e o terceiro mais comum nos homens. 

Cambão cita ainda que o câncer de intestino, se diagnosticado precocemente, tem índice de cura que chega a 95%, segundo dados do Instituto Oncoguia. Se detectado na sua fase inicial, observa o parlamentar, o paciente não precisará ser submetido a tratamentos mais complexos, como a quimioterapia e a radioterapia.

A matéria já se encontra na Secretaria de Apoio Legislativo e será direcionada, posteriormente, para apreciação da comissão temática pertinente. Se aprovada, seguirá para discussão e votação em Plenário. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.