Ícone alego digital Ícone alego digital

Em alusão ao Dia das Mães, Assembleia realiza palestra sobre empoderamento materno, nesta 6ª-feira, 10

09 de Maio de 2024 às 17:55

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, por iniciativa de uma servidora da Casa, a palestra “Mamãe Pingo”, em alusão ao Dia das Mães que será celebrado neste domingo, 12. O evento ocorrerá no auditório 1, a partir das 10 horas, no Palácio Maguito Vilela.

Pensando em todas as mamães da Alego, a servidora Hennedy de Castro reuniu os fundadores do projeto Mamãe Pingo: Luciane Costa, Paulo Sucasas e Naraiana Tavares. Os especialistas irão falar sobre o empoderamento materno e sanar as dúvidas dos ouvintes.  

Luciane Costa falou sobre os temas que serão abordados no evento, na Casa do Poder do Legislativo. “Palestrar na Alego é um marco para o impacto socioambiental do projeto Mamãe Pingo. Nós queremos focar na saúde mental, no bem-estar materno, na rede de apoio às mães, mediada por tecnologias que promovam o empoderamento e, ainda, no desenvolvimento na primeira infância”.

Luciane explicou que o desenvolvimento na primeira infância é essencial para o ser humano, porque 90% do cérebro é formado nos primeiros cinco anos de vida. Ela pontua também que tudo o que acontece nesta fase da vida vai influenciar nas saúdes física, mental e emocional do indivíduo.

Hennedy de Castro, idealizadora da palestra, afirmou que o objetivo é contribuir com a comunidade. “A Assembleia Legislativa serve à população e entendemos que podemos colaborar com isso, pensando em beneficiar os colaboradores da Casa e a população do Estado de Goiás”.

Startup Mamãe Pingo

A Mamãe Pingo deriva de ações de ensino, pesquisas e extensões realizadas na Universidade Federal de Goiás (UFG) a partir de um projeto de avaliação do desenvolvimento na primeira infância, desenvolvido no bairro Estrela D’Alva e financiado por recursos públicos (edital FAPEG/PPSUS).

Os três palestrantes desenvolveram, de forma interdisciplinar, atividades de formação para os alunos de graduação, pós-graduação, além de assistência às crianças e famílias.

A Mamãe Pingo objetiva levar leveza e confiança ao jeito materno de cuidar, por meio de informações científicas obtidas pela curadoria de especialistas e entregues de forma rápida, acessível, organizada e personalizada, por meio de uma plataforma com inteligência. Em 2023, foi uma das seis startups do Centro-Oeste a receber o Prêmio Mulheres Inovadoras da FINEP.

Especializações e carreira  

Paulo Sucasas é médico pediatra, especialista em infectologia pediátrica e pronto socorro infantil (USP), mestre e doutor em pediatria (USP), e também professor-titular da UFG. Uma carreira com mais de 30 anos.

Naraiana Tavares é psicóloga, especialista em psicologia da saúde e neuropsicologia, mestre em psicologia do desenvolvimento, doutora em neurociências (UFMG) e professora do curso de psicologia da UFG.

Luciane Costa é dentista, mestre e doutora em odontopediatria (USP). Foi professora titular da UFG, função que exerceu por 32 anos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.