Profissionais da saúde de Goiás são homenageados em sessão solene, proposta pelo deputado Lucas do Vale

10 de Maio de 2024 às 12:50
Crédito: Carlos Costa
Sessão em homenagem ao Dia dos Profissionais da Saúde

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 10, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) prestou homenagem aos profissionais da saúde de Goiás, com entrega do Certificado de Mérito Legislativo. Proposta pelo deputado Lucas do Vale (MDB), a homenagem foi realizada no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela.

Comandou a mesa de trabalhos do evento o propositor da sessão, que teve ao seu lado a vice-presidente regional da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante de Goiás, Viviane Elizabeth de Oliveira; o diretor técnico do Complexo Regulador Estadual, Ricardo Furtado Mendonça; e o médico Wellington Soares Carrijo Filho.

O deputado Lucas do Vale (MDB afirmou, em seu discurso, a necessidade de apoiar e reconhecer os esforços dos profissionais de saúde, que garantem um ambiente de trabalho seguro, remuneração adequada e acesso a recursos para lidar com o estresse e o trauma emocional.

O parlamentar destacou que o sacrifício desses profissionais vai além do que pode ser expresso em palavras ou gestos de agradecimento e que eles são verdadeiros guardiões da saúde, curadores de enfermidades e consoladores dos aflitos. O deputado enfatizou, ainda, a necessidade de políticas públicas que fortaleçam e valorizem esses profissionais.

Lucas reconheceu a dedicação inabalável dos profissionais de saúde, que continuam a colocar a vida dos outros acima da sua própria vida, mesmo diante das adversidades. “A coragem de vocês e o compromisso merecem ser celebrados e honrados não apenas hoje, mas sempre. Que continuem a servir à comunidade com amor e compaixão, mesmo diante das adversidades. O sacrifício e compromisso de vocês com o bem-estar dos outros são uma inspiração para todos nós”, concluiu.

O  diretor técnico do Complexo Regulador Estadual de Goiás, Ricardo Furtado Mendonça, aproveitou a oportunidade para destacar seu trabalho à frente da instituição. “Estar na regulação é ampliar a capacidade de tratamento do nosso País. É permitir regular e hierarquizar o atendimento de saúde na urgência”.

Na sequência, o médico Wellington Soares Carrijo Filho encerrou os discursos da solenidade enaltecendo o trabalho dos profissionais da área. Antes, ele fez um breve resumo de sua trajetória profissional. Formado há 11 anos pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Carrijo disse atuar, hoje, em sua cidade natal, Rio Verde.

“Tenho muito orgulho de ser médico e conviver diariamente com os profissionais de saúde. Fui diretor técnico da UPA da minha cidade por 2 anos e atuei na atenção em saúde por 6 anos. Sei e acredito numa política pública séria, que, com planejamento, entrega resultado. Nós podemos bater no peito e falar que temos o melhor plano de saúde do mundo, que é o SUS. E a pandemia nos provou isso. Enfrentamos momentos difíceis, só que o Brasil conseguiu sair de maneira honrosa”, ponderou.

Carrijo também aproveitou a ocasião para tecer elogios ao propositor da solenidade e ao governador Ronaldo Caiado (UB), profissionais que, segundo ele, vêm contribuindo para a ampliação das estruturas de saúde no Estado de Goiás. “Vocês, que são nefrologistas, sabem que tinha um paciente que andava 400 km para fazer uma sessão de hemodiálise e agora esse tempo encurtou. Mas devemos avançar, cada vez mais, para levar saúde para o nosso povo”.

O médico terminou estendendo o reconhecimento ao trabalho do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, pai do deputado Lucas do Vale. “Eu costumo dizer que a gente diminui, e diminui todos os dias a distância do falar e do fazer. Rio Verde hoje se tornou e vai se consolidar bem brevemente como polo não só estadual de saúde, mas nacional, inaugurando hospital de 360 leitos, com 36 leitos de UTI, com aparelho de hemodinâmica, de ressonância e tomografia, além do terceiro robô de cirurgia pelo SUS no Brasil. Juntos, todos os trabalhadores da saúde, vamos, com planejamento, fazer um SUS cada vez mais forte”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias