Setor Energético

Crédito: Y. Maeda
Setor Energético
Fórum debate programa Goiás Energias Sustentáveis
Programa “Goiás Energias Sustentáveis”, em elaboração pela Secima, foi destaque do Fórum do Setor Energético. Reunião que marcou um ano de atividades, foi nesta 6ª feira, 2, no Auditório Solon Amaral.

O Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás se reuniu oficialmente pela nona vez na manhã desta sexta-feira, 2, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa. O encontro foi o último do semestre e marcou um ano de atividades desta plataforma de debates. A iniciativa foi do presidente da Comissão de Minas e Energia da Casa, deputado Simeyzon Silveira (PSC).

Ao longo desses meses, o parlamentar trabalhou o fomento de matrizes energéticas renováveis e não degradáveis no intuito de, em um futuro próximo, integrá-las à matriz hidráulica em Goiás. Ele faz questão de ressaltar o quanto espera contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento econômico do Estado por meio de ações que, ao mesmo tempo, possam garantir a preservação do meio ambiente.

Fazem parte do Fórum representantes do Governo estadual, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada. Para o deputado, o êxito que o trabalho vem tendo é decorrente dessa boa parceria. “Seja no debate, no compartilhamento de informações técnicas, na interlocução entre entidades, na mediação das ações práticas ou nas sugestões apresentadas para fomentar o setor de energia, todos tiveram fundamental importância”, disse.

Neste sentido, a Superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Secima), Danúsia Arantes, também ressaltou que uma metodologia baseada em uma interlocução concomitante é o que viabilizará mais avanços. Segundo ela, foi por meio do diálogo que pôde detectar gargalos que precisam ser resolvidos com celeridade para o desenvolvimento do setor energético de Goiás.

A exemplo, Danúsia cita uma instrução normativa facilitadora e simplificadora para realização de licenciamento de usinas de energia solar fotovoltaica, a qual está em fase de aprimoramento pela Secima. Ela afirmou que a Resolução (solicitada por meio de demanda levantada pelo Fórum) está sendo tratada com prioridade pela Secretaria e deverá entrar em vigor muito em breve.

Segundo a superintendente, a iniciativa faz parte de um pacote de ações que estão sendo elaboradas pela Secima, que configuram o programa “Goiás Energias Sustentáveis”. O projeto, que abordará uma série de medidas de incentivo, é um dos resultados práticos obtidos por meio de interlocução feita pelo Fórum. A perspectiva é de que propositura final seja entregue em 2017.

Investimentos

“A crise econômica, o colapso do modelo brasileiro de energia, a falta de planejamento, a aposta errada em uma única matriz energética (hidráulica) e as questões climáticas impulsionaram as dificuldades do setor e o aumento do preço da energia nos últimos anos”. Conforme Simeyzon, estes são pontos que tornaram evidente a necessidade de se discutir com entidades sérias do Poder Público o fomento a novas fontes de energia elétrica.

No último dia 23, o parlamentar compareceu à instalação da primeira usina de energia solar fotovoltaica de Goiás, no município de São Luís dos Montes Belos. Para o deputado, o fato é digno de comemoração porque o uso dessa energia limpa reduz a poluição e o custo da eletricidade. “Temos nos esforçado para que as energias renováveis se consolidem no Estado buscando uma legislação específica, regulamentações e parcerias que gerem investimentos”, afirmou.

Sobre a usina inaugurada, o gerente de energias renováveis do Grupo Cedro Energy do Brasil, Felipe Augusto, apresentou o projeto da sua construção e também fez uma exposição sobre a perspectiva de negócios no mercado livre de energia.

Já o diretor da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Gabriel Schimchak, falou da perspectiva de parcerias e investimentos de Israel em projetos de energias sustentáveis em Goiás e enalteceu o potencial do Estado. Segundo ele, o intuito da Câmara é ajudar a trazer um pouco da tecnologia israelense para contribuir com o desenvolvimento da economia, levando, dessa forma, benefícios e renda para a população.