Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta que defende atuação de odontólogos em UTIs é acolhida em definitivo pela Alego

23 de Março de 2022 às 16:15

Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei nº 1817/19, apresentado pelo deputado Talles Barreto (PSDB), que propõe que profissionais de odontologia atuem em Unidades de Terapia Intensiva privadas e públicas. A propositura, deliberada na tarde desta quarta-feira, 23, já se encontra apta à sanção do chefe do Poder Executivo.

“A atuação dos profissionais visa proporcionar tratamento aos pacientes além da causa da internação”, explica o parlamentar. “Desta forma será possível prevenir outras complicações, e reduzir a possibilidade de novas infecções e inflamações no organismo”, salienta Barreto.

O propositor justifica, ainda, ao afirmar que “esse tratamento preventivo pode evitar complicações como a endocardite, que ocorre quando germes entram na corrente sanguínea por meio de escovação e mastigação de alimentos, principalmente se os dentes e gengivas não estiverem saudáveis”, pontua.

Conforme o autor do projeto de lei, "é cientificamente comprovado que o risco de proliferação de germes e bactérias, principalmente em pacientes que necessitam de ventilação mecânica, impedidos de fecharem a boca e em contato maior com o meio ambiente", esclarece. 

Caso a propositura seja aprovada e sancionada, as UTIs contarão com o profissional para tratamento bucal e atendimento especializado aos pacientes, selecionados e contratados pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o parlamentar, os recursos para atender às determinações da legislação deverão possuir dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.