Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego promove palestra sobre o ganho de peso na menopausa, nesta 3ª-feira, 26

25 de Março de 2024 às 17:15

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, promoverá nesta terça-feira, 26, palestra sobre o ganho de peso na menopausa. Trata-se de mais uma edição do projeto desenvolvido pela Casa, com foco na saúde da mulher.

A iniciativa do projeto é da ginecologista da Diretoria, Mariana Melo. Ao longo do ano, serão promovidas várias palestras direcionadas a esse público, sobre os assuntos que envolvem a saúde feminina. Os conteúdos serão ministrados sempre na última terça-feira do mês e serão destinados para servidoras e para mulheres da comunidade.

Além de Mariana, especialista em menopausa e terapia hormonal, a palestra do mês de março será ministrada, também, pela nutricionista Marina Brito, especialista em doenças crônicas e cirurgia bariátrica. Na ocasião, serão abordados temas que geram dúvidas frequentes, como o aumento de peso no período de menopausa.

Menopausa

A menopausa é definida pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos e é determinada de forma retroativa, representando o término permanente da menstruação. O período marca o fim da fase reprodutiva feminina, que ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos de idade.

Antes, porém, ocorre o climatério, momento que antecede a menopausa. Diversas mudanças físicas ocorrem nessa passagem, cujo conhecimento dos sinais e sintomas permitem cuidados individualizados, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar nos anos seguintes.

Entre os sintomas da menopausa estão as alterações na distribuição da gordura corporal, que passa a se concentrar mais na região abdominal. A palestra terá início a partir das 14h30, no auditório 01, do Bloco A.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.