Alego realizou na manhã desta 3ª-feira, 23, sessão solene em homenagem aos profissionais do turismo gastronômico

23 de Abril de 2024 às 12:15
Crédito: Will Rosa
Sessão solene em homenagem a profissionais, promotores e empresas do turismo gastronômico.

Por iniciativa do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na manhã desta terça-feira, 23, sessão solene em homenagem ao turismo gastronômico goiano, com entrega do Certificado de Mérito Legislativo aos profissionais da área. Durante a solenidade, o empresário Danilo Razzia recebeu o Título de Cidadania Goiana. O evento teve lugar no plenário Iris Rezende, principal espaço do Palácio Maguito Vilela.

Ao proferir seu discurso, o propositor do encontro observou a importância da gastronomia para o aquecimento do turismo e destacou os trabalhos da Comissão de Turismo da Alego em apoiar as iniciativas em conjunto com as instituições que compõem o trade turístico de Goiás. Ele mencionou, também, os festivais gastronômicos realizados pelo Estado e sua oferta turística.

Além do legislador, tomaram assento à mesa diretora: o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Borges Amaral; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Ricardo Rodrigues; o prefeito do município de Nova Veneza, Valdemar Costa (UB); o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Danilo Ramos Mendes; o vice-presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Cristalina, Airton Arikita; e o empresário Danilo Razzia.

Cidadão Goiano

O empresário Danilo Razzia, que recebeu o Título de Cidadania Goiana, contou que reside em Goiás há 25 anos e relembrou sua trajetória até aqui. “Não foi fácil. Quando eu cheguei em Itaberaí, alguém desacreditou dos meus planos. Hoje temos bastantes uvas, vinhos. Já realizamos a primeira festa da uva. Enfim, tudo tem dado certo”, disse.

O empresário salientou, também, que nas primeiras edições de festivais gastronômicos em municípios goianos não tinha muita adesão popular, mas que essa realidade se transformou ao longo dos anos. Assim, Danilo afirmou que hoje os municípios recebem pessoas da Capital e de outras cidades de Goiás durantes as festividades, com o objetivo de se deliciar com as gastronomias tradicionais.

Turismo gastronômico na vanguarda

Danilo Ramos Mendes afirmou que a sociedade brasileira ainda não tem a consciência da importância da gastronomia na economia dos estados e do País. Ele informou que a gastronomia hoje é o setor que mais emprega no País, com mais de 7 milhões de brasileiros ocupados no setor de bares e restaurantes de todo o Brasil. Danilo destacou, por fim, que é preciso colocar o País como um lugar acolhedor aos turistas, sobretudo pela importância econômica que o setor atrai.

Fabrício Borges Amaral destacou que a pulverização da gastronomia é única e exemplar. “A gastronomia hoje é o principal campo do turismo brasileiro e nós, em Goiás, estamos atentos a isso”, afirmou. Ele também evidenciou que, já em 2024 ,a Goiás Turismo realizou mais de 20 convênios e afirmou que o papel das instituições e do Parlamento é destinar a maior quantidade de recursos. Fabrício destacou, porém, que “turismo não é para amadores” e afirmou que é preciso, ainda, outros aspectos concretizados, como segurança pública e infraestrutura rodoviária. “Ainda estamos engatinhando. É preciso mais políticas públicas, mais emendas, mas estamos no caminho certo e avançaremos muito.”

A empresária e homenageada Adriana Carvalho discursou em nome de todos que receberam o Certificado e, em sua fala, agradeceu ao parlamentar pelo incentivo ao turismo goiano. Ela apontou que o Brasil ocupa o 15º lugar no ranking dos países mais procurados por turistas e afirmou que a segurança pública é um destaque em relação a outros países. “A segurança é essencial para o turismo. Eles andam juntos. E estamos no caminho certo. Então, agradeço ao deputado pelo reconhecimento e pelo trabalho em favor do setor turístico”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias