RELATÓRIO PRIMEIRO SEMESTRE
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRIMEIRO SEMESTRE. Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana.
Goiânia, 28 de Julho de 2015.
Isaura Lemos Deputado Estadual – PC do BPresidenta da Comissão de Habitação
Reforma Agrária e Urbana
1. Competência da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás
RESOLUÇÃO N° 1218, DE 03 DE JULHO DE 2007.
(Publicada no Diário da Assembléia de 08 de agosto de 2007)
Seção V
Das Comissões Permanentes e sua Competência
Parágrafo único. Compete às comissões permanentes, além de outras atribuições definidas neste Regimento:
I – discutir e votar projetos de lei que dispensarem, na forma deste Regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso deferido de um décimo dos membros da Casa;
II – convocar Secretário de Estado ou autoridades equivalentes, bem como dirigentes de entidades da administração descentralizada para prestarem, pessoalmente, no prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis, contados do recebimento da convocação, informações sobre assunto previamente determinado, mediante requerimento, nos termos do § 1º do art. 175;
III – realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil;
IV – receber petições, reclamações, representações de qualquer pessoa, contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas;
V – solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão;
VI – apreciar programas, obras e planos estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento e, sobre eles, emitir parecer;
VII – converter, se considerado necessário, em diligência qualquer proposição, para comprovação de requisitos legais ou juntada de documentos;
VIII – manifestar sobre a organização ou reorganização dos órgãos da Administração Direta ou Indireta relacionada aos seus respectivos campos temáticos ou áreas de atuação.
Art. 45. São os seguintes os campos temáticos, áreas de atuação e competências de cada Comissão Permanente:
XVI – Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana:
a) tratar das políticas pertinentes à Habitação, Reforma Agrária e Urbana no âmbito do Estado de Goiás;
b) promover estudos e levantamentos das áreas disponíveis ou próprias ao atendimento da demanda real, para a habitação urbana e assentamentos rurais, implementando a Reforma Agrária e Urbana;
c) buscar o desenvolvimento planejado, harmônico, preservando o Meio Ambiente, para os municípios de Goiás, assim como, buscar a correção das anomalias já existentes;
d) priorizar o atendimento aos moradores das áreas de risco, favelas e aos portadores de deficiências, propondo regularização da documentação das posses ou loteamentos organizados;
e) fiscalizar e garantir a elaboração criteriosa da lista limpa de todos os beneficiários dos programas habitacionais e de assentamentos rurais organizados nos últimos governos;
f) propor a desapropriação de área para fins sociais visando atender as necessidades urbanas e rurais, bem como a aquisição de lotes urbanizados para serem adquiridos por famílias carentes, com prioridade aos portadores de deficientes e favelados;
g) garantir junto aos órgãos competentes orientação técnico-jurídica para os assentamentos urbanos e rurais em cada município;
1.Reuniões da Comissão de Habitação Reforma Agraria e Urbana.
Reunião de Instalação -3 de março
2. Atividades da Comissão
-Audiência na Câmara Federal em Brasília com Deputado Daniel Vilela no dia 31 março, sobre o Projeto de Lei-PL 519/2015.
- Audiência na Câmara Federal em Brasília com Deputado Daniel Vilela e Leo Coimbra no dia 14 março, abril o Projeto de Lei-PL 519/2015.
3.Atividades no decorrer do semestre
- Integrantes do MST desocupam Fazenda Santa Mônica.
Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que estavam desde o dia 21 de junho a Fazenda Santa Mônica, do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), desocuparam a propriedade localizada entre as cidades de Corumbá e Alexânia, no interior de Goiás, nesta terça-feira, dia 7.
A fazenda já havia sido ocupada em agosto de 2014 e, segundo o MST, a reocupação teria se dado devido ao descumprimento do governo federal de assentar cerca de 1,1 mil famílias de sem-terra em até 60 dias após a desocupação da fazenda.
De acordo com o coordenador do MST em Goiás, José Valdir Misnerovicz, a desocupação, na terça-feira, teve início após acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o governo estadual e o MST. “A desocupação faz parte do processo de luta. Foi feito um compromisso de assentar todas as famílias (cerca de 2 mil) cadastradas até o final deste ano”, disse Valdir. Segundo o coordenador, o governo irá liberar 30.500 hectares de terra até o fim do ano para contemplar todas essas famílias.
A primeira área, com cerca de 5 mil hectares, no município de Barro Alto, será liberada dentro de 15 dias. Será desapropriada por interesse público em caráter excepcional. “Se fosse pelo rito normal, essa área só seria liberada em setembro. Mas graças a esse instrumento, sairá em 15 dias”, comemora Valdir.
Na avaliação do coordenador do MST em Goiás, as famílias que desocuparam a Fazenda Santa Mônica estão satisfeitas com o processo de negociação. “Foi um avanço significativo. Agora elas irão para uma área com disponibilidade para plantio. Já podem contar com a próxima safra.”
“Queremos agradecer em especial a deputada Isaura Lemos, que esteve presente na Santa Mônica, praticamente no dia em que os trabalhadores ocuparam a fazenda, dando todo o seu apoio”, afirmou. “A deputada é uma defensora da reforma agrária, da agricultura familiar”, ressaltou. Isaura Lemos é presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa.
4-Isaura Lemos leva reivindicações a prefeito de Palmeiras de Goiás
A deputada Isaura Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, teve audiência, na manhã desta quinta-feira, 18, com o prefeito do município de Palmeiras de Goiás, Alberane de Sousa Marques. A parlamentar apresentou reivindicações relacionadas ao Assentamento de Canudos, localizado a aproximadamente 70 quilômetros de Goiânia, com uma área de 12.773 hectares, onde estão assentadas 337 famílias.
Participaram também da audiência Eloio Francisco da Silva, presidente da Associação Camponesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Canudos (ASCATTC); Marcos Dias, secretário de Campo do PCdoB em Goiás; e André Luiz do Nascimento, secretário de Movimentos Sociais do PCdoB/GO.
Isaura Lemos solicitou ao prefeito maior agilidade na inclusão das famílias do Assentamento no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O PNAE, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. O PPA, criado pelo artigo 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
A deputada solicitou ainda a Alberane melhorias nas estradas vicinais que dão acesso ao Assentamento Canudos, uma vez que encontram-se tomadas por buracos. Foi pedido também mais policiamento rural para a região.
5- Isaura Lemos leva demandas à Agehab
A deputada Isaura Lemos (PCdoB), presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, se reuniu, nesta terça-feira, dia 12, com o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, para tratar da regularização fundiária de bairros em Goiânia, Bela Vista de Goiás, Crixás e Mairipotaba.
Entre as solicitações, está a retomada do cadastramento das famílias da região Noroeste de Goiânia para a efetivação dos lotes remanescentes. “Essas famílias que ainda não receberam as devidas escrituras estão aguardando ansiosamente a regularização de suas moradias”, disse Isaura.
A parlamentar também solicitou ao presidente da Agehab a regularização fundiária do Setor Bairro Anhanguera II, localizado na região Sudoeste da capital, com o cadastramento das famílias e demais procedimentos necessários ao processo de regularização.
Também foi solicitada a regularização fundiária dos seguintes setores de Mairipotaba: Bairro Municipal, Setor Cristalina Augusta, Residencial Mairi e Vila Mutirão. “Com exceção do Residencial Mairi, todos os outros são bairros antigos. As famílias ainda não receberam as escrituras e aguardam esse momento há muitos anos”, disse a deputada.
Em Bela Vista de Goiás, a deputada Isaura solicitou informações de quando serão entregues as escrituras dos cerca de 110 moradores do Conjunto Pérola do Sul. “Muitas famílias desse setor já receberam a escritura, porém, as demais ainda aguardam esse benefício.”
A deputada Isaura solicitou ainda ao presidente da Agehab providências quanto à regularização de 100 casas em Crixás, no Setor Morada do Sol I, do Programa Meu Lote Minha Vida (de 1998), e outras 50, localizadas no mesmo bairro, do Programa Mutirão da Moradia (de 1995).
A deputada Isaura Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, participou, na manhã desta terça-feira, 28, da entrega de 23 casas construídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em Itaberaí. A entrega foi realizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), por meio de sua Secretaria de Políticas Sociais, juntamente com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Itaberaí.
Além da entrega das 23 unidades habitacionais, também foram assinados os contratos modalidade reforma do PNHR para 42 famílias – 29 de Itaberaí e 13 de Guaraíta.
Na última parte da solenidade, foi feita uma visita ao biodigestor instalado em uma propriedade do município. Essa é uma tecnologia para a produção de biogás e foi possível graças aos investimentos do Fundo Socioambiental Caixa. Trata-se de um projeto que, além de beneficiar a saúde das famílias, também proporciona economia e preservação do meio ambiente. “É um benefício que veio para agregar a vida do trabalhador rural”, afirma a deputada Isaura Lemos.
6- A deputada Isaura Lemos foi reeleita presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa para o biênio 2015-2016 da 18ª Legislatura. A eleição foi realizada no dia 3 de março, no Auditório Solon Amaral, durante a reunião de instalação da Comissão.
A reunião contou com a presença dos deputados titulares Isaura Lemos, Luís César Bueno, Talles Barreto, Francisco Oliveira, Lissauer Vieira, José Nelto, Júlio da Retífica e dos suplentes Daniel Messac, Lincoln Tejota, Marlúcio Pereira, Jean, Simeyson Silveira, Paulo Cezar Martins e delegada Adriana Accorsi.
Isaura Lemos conclamou os membros presentes para uma profícua gestão à frente da Comissão. Ficou acordado que se reunirão quinzenalmente às quintas-feiras na Assembleia Legislativa.
A deputada Isaura Lemos (PCdoB), presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, está em Brasília, nesta terça-feira, 14, para uma audiência com os deputados federais Lelo Coimbra (PMDB-ES) e Daniel Vilela (PDMB-GO). O objetivo do encontro é discutir o projeto que trata sobre a Lei Geral das Cooperativas (PL 519/2015), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados. Também participarão da audiência representantes da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab). Isaura Lemos é defensora da agricultura familiar.
Lelo Coimbra é o relator do projeto. Cabe ao relator, que faz parte da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o trabalho de analisar o mérito da matéria e emitir parecer sobre o projeto, realizando alterações no texto, caso julgue necessário.
Entre as principais proposições contidas na Agenda Institucional do Cooperativismo, o PL 519/2015 tem sido acompanhado com bastante atenção pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) no Congresso Nacional, sendo tema de debate contínuo com dirigentes e técnicos de organizações estaduais e de cooperativas de todo o país.
A ideia central é que a legislação cooperativista seja adaptada às necessidades reais e atuais das sociedades cooperativas sem, entretanto, necessitar de uma revogação total, o que romperia a ordem legal vigente.
No Senado Federal, a matéria tramitou na forma do Projeto de Lei do Senado (PLS) 03/2007. Em maio de 2014, o senador Waldemir Moka (MS) apresentou e aprovou seu parecer na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Em seguida, a proposição foi enviada para deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de forma terminativa. Na comissão, o parecer da relatora, senadora Gleisi Hoffmann (PR), foi aprovado em dezembro de 2014.
Na Câmara dos Deputados, além da CTASP, o projeto ainda precisa tramitar nas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC); Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), antes de seguir para a sanção. Caso sofra alterações, a matéria retorna para a análise do Senado Federal.
Agradecimentos
A Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana agradece de modo especial, a todos os funcionários e departamentos desta Casa de Leis, pelos serviços prestados neste semestre de 2015, pois sem estas pessoas sabemos que não seria possível a realização dos trabalhos desta Comissão.
- Coordenadoria de Apoio Legislativo
- Chefia de Apoio às Comissões Técnicas
- Coordenadoria de Apoio Parlamentar
- Assessoria da Diretoria Geral
Departamentos:
- Departamento da TV Assembleia e Rádio
- Departamento de Almoxarifado
- Departamento de Cerimonial
- Departamento de Copa
- Departamento de Audiofonia
- Departamento de Documentação, Informação e Atividades Culturais.
- Departamento de Imprensa
- Departamento de Manutenção e Limpeza
- Departamento de PABX
- Departamento de Organização e Informática
- Departamento de Reprografia (Xérox)
- Departamento de Segurança
- Departamento de Taquigrafia
- Departamento de Treinamento
- Departamento de Transporte
- Diretoria Geral
- Diretor Legislativo
- Procuradoria Jurídica
- Secretaria de Comunicação Social
- Assessoramento Temático
- Chefia de Gabinete da Presidência
- Chefia da Diretoria Geral
- Agência Assembleia de Noticias
COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE HABITAÇÃO REFORMA AGRÁRIA E URBANA.
Titulares
Presidente: Isaura Lemos (PC do B)
Vice-Presidente: Luís Cesar Bueno (PT)
Isaura Lemos (PC do B)
Luís Cesar Bueno (PT)
Talles Barreto (PTB)
Francisco Oliveira (PHS)
Lissauer Vieira (PSD)
José Nelto (PMDB)
Júlio da Retífica (PSDB)
Suplentes
Lincoln Tejota (PSD)
Marlúcio Pereira (PTB)
Jean (PHS)
Simeyzon Silveira (PSC)
Del. Adriana Accorsi (PT)
Daniel Messac (PSDB)
Paulo Cézar (PMDB)
EQUIPE TÉCNICA
Agente Legislativo: Maria Luiza Silva
Agente Legislativo: Mary Anne Rodrigues Araújo
Assistente Legislativo: Maclenes Ribeiro de Souza
Secretária: Maria de Lourdes Silva (Lurdinha)