Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana

Audiências, seminários e reuniões

03/07 Outros - Pauta: Fetaeg apresenta demanda de trabalhadores rurais

Fetaeg apresenta demanda de trabalhadores rurais a Presidenta da Comissão Isaura Lemos

 A Reforma Agrária, o Crédito Fundiário, a Marcha das Margaridas e as demandas de Reforma e Ampliação de casas nos assentamentos rurais de Goiás foram os temas da reunião realizada entre a deputada Isaura Lemos e diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG), nesta quarta-feira, 3 de julho. Para Isaura, que é presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, é preciso haver avanços na discussão e busca por soluções para os diversos problemas vivenciados pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado.

 

“A Reforma Agrária está para o Governo assim como a (abolição) da escravidão esteve para a República”, afirmou a deputada sobre a importância do tema para o Movimento Sindical Rural e para a sociedade. A secretária de Mulheres da FETAEG, Ana Maria Dias Caetano, destacou a atuação parlamentar de Isaura em prol dos trabalhadores rurais e apontou a necessidade de aproximação do Movimento com o Poder Legislativo Estadual.

Na ocasião, Ana Maria entregou material informativo e a pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas, que vai ocorrer em Brasília, nos dias 16 e 17 em Brasília. O evento pretende reunir mais de 100 mil pessoas na capital federal, com o objetivo de lutar por melhores condições de vida e trabalho para a mulher trabalhadora rural. A delegação goiana busca o apoio do governo estadual para o custeio do transporte dos seus integrantes.

Isaura Lemos se comprometeu a levar o pedido para o governador Marconi Perillo, visando a disponibilização de ônibus por parte do governo estadual. “Quero ser um instrumento na Assembleia para as bandeiras de luta da FETAEG”, pontuou.

O presidente da FETAEG, Elias D’Angelo Borges, apontou as deficiências do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Goiás. Segundo ele, falta apoio do governo estadual, principalmente na área de Assistência Técnica e Extensão Rural. Elias apontou casos alarmantes, como situações em que a própria FETAEG abastece carros das Unidades Técnicas Estaduais (UTE’s) nas vistorias de propriedades cujos donos pleiteiam crédito fundiário.

A Secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade da FETAEG, Sueli Pereira e Silva, apresentou as necessidades dos assentamentos goianos de ampliação e reforma de casas. Segundo a secretária, aproximadamente 504 processos já foram protocolados na Caixa Econômica Federal, faltando apenas a liberação do processo nos órgãos competentes para o início das obras.

Estiveram presentes André Luiz Nascimento e Valtuídes Silva, assessores parlamentares da deputada; e Maria de Lourdes Silva, secretária da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa.

 

(Com informações da Fetaeg)


 

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.