Naturalidade: Trindade
Nascimento: 13/01/1973
Filiação: Itari Ribeiro Primo e Cleuza Terêncio Ribeiro
Estado Civil: Casado
Cônjuge: Cristiane Gomes Rodrigues
Filhas: Bruna Rodrigues Ribeiro, Júlia Rodrigues Ribeiro e Alice Rodrigues Ribeiro.
Formação: Superior incompleto
Profissão: Agropecuarista
Partido: Atual - União Brasil
Votos em 2018: 24.922 (Eleito pelo PRP, depois filiou-se ao Patriota)
Base eleitoral: Piracanjuba e região
Votos em 2022: 35.060
* Eleito pelo PRP em 2018, e, em razão da cláusula de barreira, o PRP e Patriota se incorporaram. Com isso, Amauri assina a ficha de filiação ao Patriota.
* Em 02 de abril de 2022 desfilia-se do Patriota e assina sua ficha de filiação ao União Brasil (UB).
Casado, pai de três filhas, Amauri Ribeiro, é natural de Trindade e se mudou para Piracanjuba aos 10 anos. Trabalhou toda a infância e parte da juventude na roça, onde foi vaqueiro, peão tirador de leite, inseminador bovino. Aos 20 anos, com as economias obtidas com o trabalho realizado na roça, comprou uma pequena loja de discos em Piracanjuba. Nesse período, também trabalhou como segurança de festas e fotógrafo de casamentos. Permaneceu nessa atividade por 18 anos até se ingressar na vida política.
Em 2008 foi eleito vereador e se tornou prefeito do município em 2012. Foi um vereador aguerrido e cumpriu sua missão ao pé da letra. Em 2012, através de uma chapa puro sangue, foi eleito prefeito de Piracanjuba. Amauri assumiu a Prefeitura com os salários dos servidores e aposentados atrasados, com a cidade destruída, suja e com dívidas milionárias a fornecedores. Fez uma gestão limpa, honesta e transparente, sem o apoio da Câmara Municipal de Vereadores e, ao final de sua gestão, deixou R$ 6 milhões nas contas públicas, em dinheiro na conta do administrativo, Fundeb, verbas específicas, emendas e entre outras. E mesmo com 83% de intenção de votos preferiu não se candidatar à reeleição.
De 2016 a 2018 se dedicou a cuidar de seus negócios e após um clamor da população, tanto de Piracanjuba quanto das cidades vizinhas, se candidatou a deputado estadual. Fez novamente uma campanha limpa e sua única promessa foi cumprir seu papel ao pé da letra, e através das redes sociais, foi eleito com 24.922 mil votos.
Seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa foi marcado por uma política de expressiva preocupação com todos os municípios goiano, que sempre alcança benefícios para toda a população.
Em 2022, agora filiado ao União Brasil, (UB), Amauri alcançou sua segunda vitória na condição de deputado estadual. Alcançando 35.060 votos, praticamente com dez mil votos a mais do seu primeiro resultado. Na Assembleia Legislativa, Amauri Ribeiro traz a mensagem de luta com experiência, firmando compromissos com os municípios na construção de um Goiás mais forte e justo para todos.
Atualmente no segundo mandato como deputado estadual por Goiás, Amauri Ribeiro é 3° secretário na Mesa Diretora da Casa, titular da Comissão de Educação, titular da Comissão de Segurança Pública, titular na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, titular na Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, titular na Comissão de Turismo.
Dentre suas principais pautas está a luta pelo produtor rural, a luta pelo Hospital do Câncer Araújo Jorge e a melhor qualidade nas cidades. Ensinado por seus pais, ainda na infância, os valores cristãos baseados na família e na importância de ajudar os que mais precisam, são condições que o fazem levar para política esse bem-comum: contribuir para um Estado melhor e mais igualitário.
Na 19ª Legislatura:
É vice-presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana;
É presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo;
É titular da Comissão da Criança e Adolescente;
É titular da Comissão dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa;
É suplente da Comissão da Defesa dos Direitos do Consumidor;
É suplente da Comissão de Serviços e Obras Públicas;
É suplente da Comissão de Turismo
Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a situação de comercialização do Leite no Estado.