Estudos: Curso de Direito, Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, Goiânia, 1996.
Profissão: Funcionária Pública Federal.
Nascimento: 30 de junho de 1946, Mineiros, GO.
Residência: Mineiros e Aparecida de Goiânia.
Filiação: Sisenando José de Resende e Antônia Vilela de Resende.
Cônjuge: José Alves de Assis, deputado estadual.
Filhos: Margarete, Ulisses, Cássio e José Alves de Assis Filho.
Vida Política e Parlamentar
Deputada Estadual, PFL, 11.ª Legislatura, 1987-1991.
Deputada Estadual, suplente do PFL, 12.ª Legislatura, 1991-1995. Assume, provisoriamente, em 01.08.1992, efetivando-se em 01.01.1993.
Superintendente Executiva da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Goiás, 01.01.1999 a 31.10.1999.
Superintendente Executiva da Secretaria de Cidadania e Trabalho, 01.11.1999-2002.
Outras Informações:
Seu esposo, o deputado federal José de Assis, faleceu em acidente aéreo, em outubro de 1979.
Informe:
Informativo do gabinete da deputada Cleuzita de Assis, São Paulo, abril de 1990.
O Sudoeste à frente dos destinos de Goiás
Cleuzita de Assis Deputada Estadual
A destacada atuação parlamentar da deputada Cleuzita de Assis fez com que fosse eleita por unanimidade vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Dentre os principais pontos defendidos pela Deputada, salientam-se a luta permanente em defesa da mulher, valorização do funcionalismo público estadual, incansável defesa do traçado da Ferrovia Leste-Oeste, e ainda, inúmeras emendas inseridas na Constituição Estadual.
Ressaltando seu trabalho na Constituinte, foi responsável pela criação da Polícia Florestal para proteção da fauna, flora e nascentes dos grandes mananciais nos Parques Nacionais. É também de sua autoria a instituição de novas Comarcas e mais uma Vara Criminal para a Comarca de Mineiros, e ainda, a regulamentação dos presídios femininos.
Seu trabalho dedicado em defesa da ecologia, da divisa Goiás/Mato Grosso, da recuperação das rodovias estaduais e federais, assistência social, e tantos outros, evidenciam claramente a fecundidade de ações desenvolvidas pela Deputada Cleuzita de Assis nos últimos três anos de mandato parlamentar.
De dedicada dona de casa a deputada vice-presidente da Assembleia Legislativa
Cleuzita de Assis nasceu em Mineiros, em 1943. Até os 17 anos enfrentou, junto com seus pais, a dura vida de lavradora, ajudando a família nos trabalhos do campo. Em 1962 casou-se com o jovem político e advogado, José de Assis, que se tornaria um dos bastiões da região Sudoeste de Goiás.
Durante dezessete anos, Cleuzita de Assis, dedicou-se integralmente aos trabalhos do lar, constituindo inabalável esteio de sustentação às atividades político administrativas do marido. Mulher combatente e forjada na luta, ocupou cargo administrativo na Secretaria da Educação e, posteriormente, funções junto à Sudeco, dividindo tempo entre as atividades de mãe e o trabalho público.
Na Assembleia Estadual Constituinte teve atuação exemplar, tendo trabalhado pela solução do impasse da divisa entre Goiás e Mato Grosso, propondo a criação e emancipação de vários municípios do Estado, defendendo com idealismo a questão da mulher e das minorias marginalizadas e sendo responsável pela criação da Policia Florestal do Estado por entender ser um instrumento eficaz de proteção à ecologia.
Como vice-presidente da Assembleia Legislativa o que valorizou com justiça seu mandato, e a região Sudoeste, sua postura e capacidade criativa continuou sendo de luta e trabalho, valorizando o funcionalismo público, a exemplo, a livre eleição para diretores de escolas estaduais. Defendeu ainda, a ampliação da malha viária bem como preocupou-se com a recuperação da existente.
Sem dúvidas Cleuzita de Assis, no desempenho incansável de sua função, se deparou com muitas dificuldades por se posicionar sempre com coerência e honestidade. Sua biografia enaltece e glorifica sua região e o Estado de Goiás. Tratando-se de uma mulher ativa, corajosa e, com certeza esses atributos a credenciam a postular mandato de Deputada Estadual, para, com a experiência adquirida, continuar lutando pelo progresso, a integração e o desenvolvimento econômico, político e social do povo do Estado de Goiás.