Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Humberto Aidar quer garantir benefícios à pessoa com deficiência

03 de Setembro de 2019 às 09:45

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de n° 1519/19 que trata da dispensa de exame para renovação da carteira de habilitação para pessoas com deficiência. A proposta é do deputado Humberto Aidar (MDB) e busca atender o cidadão devidamente habilitado que eventualmente tenha recebido isenção na modalidade PCD (Pessoa com Deficiência). 

O artigo 1° da proposta estabelece que: fica dispensada de ser submetida a novo exame de habilitação para conduzir veículo automotor, pessoa devidamente habilitada, a qual venha a receber isenção na modalidade para pessoas com deficiência (PCD) para conduzir veículo automotor na mesma categoria discriminada em seu documento de habilitação. 

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Maria Clara Tavares, disse que o projeto é fundamental para o portador de deficiência. Segundo Clara Tavares, a Adfego vai acompanhar de perto os trâmites da proposta na Casa. “Nós apoiamos a ideia e acreditados que projetos como esse valoriza a pessoa com deficiência”, declara.        

Segundo Aidar, o estado precisa garantir a essa camada da população um tratamento adequado e a lei segue neste sentido. “Evidente que o estado não pode desamparar o deficiente que necessita de um veículo para sua locomoção, adaptado às suas limitações para ser conduzido, e deve isentar também da cobrança de taxas ou semelhantes para obtenção de seu documento de habilitação especial”, justifica. 

É considerada pessoa com deficiência quem possui limitações permanentes como, por exemplo, deficiência visual, auditiva, física ou intelectual. São consideradas limitações permanentes quando a pessoa nasce com limitações ou as adquire no decorrer da vida (acidentes ou doenças diversas). 

O projeto foi apresentado pelo deputado no primeiro semestre. Neste momento da tramitação, a propositura está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação com a relatoria. Caso receba parecer favorável, será encaminhado ao plenário para primeira votação. O projeto passará ainda pela comissão temática, além de mais uma votação em Plenário. Se aprovado será encaminhado para sanção ou veto do governo.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.