Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho nega diminuição dos recursos para UEG e reafirma seu compromisso com a Educação
O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) negou nesta quarta-feira, 11, que haverá diminuição dos recursos repassados à Universidade Estadual de Goiás (UEG), ao contrário de informações que vem sendo veiculadas nos meios eletrônicos e veículos de comunicação de Goiás.
O parlamentar é autor de uma emenda ao projeto que garante a inclusão dos recursos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) dentro dos 25% constitucionais gastos obrigatoriamente com educação.
"É falsa a informação de que a destinação de recurso à educação será menor. A educação básica também ganhará mais flexibilidade, porque serão direcionados os 4% de inativos para Goiásprev. Em relação ao ajuste para 25% do investimento do Estado na educação básica (piso nacional), trata-se de uma adequação para evitar que Goiás sofra sansões do TCE por não cumprir os 27% anteriores, o que poderia trazer impactos maiores a todos os goianos", destaca Amilton.
Conforme explica o deputado, "o Governo estadual tem o compromisso de atingir essa meta de 25%. Para se ter ideia do esforço, no ano passado foi aplicado apenas 20,2%. Com certeza a educação não será prejudicada".
O deputado estadual Amilton Filho ainda pontua que a Universidade Estadual de Goiás não será prejudicada. "Acredito na UEG e certamente o orçamento da instituição continua inalterado. Temos que lutar e viabilizar recursos para ampliar as ações em benefício da instituição. E com relação à educação básica é preciso esclarecer que nossos alunos não serão prejudicados", explica ainda.
Amilton Filho destaca ainda que, mesmo após a inclusão dos recursos voltados à UEG nos 25% constitucionais destinados à educação, haverá um valor extra de R$ 400 milhões para investimentos em infraestrutura e na folha de pagamento na Universidade Estadual de Goiás.