Notícias dos Gabinetes
"A Educação tem que ter um olhar especializado para o autista”, destaca Amilton Filho
O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) voltou a defender ações para a inclusão dos autistas nas políticas de ensino de Goiás e nos mais diversos municípios goianos. “Temos que agir em todas as frentes”, destacou o parlamentar.
Conforme detalhou, o poder público deve atuar para promover o desenvolvimento das habilidades de portadores da Síndrome do Espectro Autista. A qualificação de profissionais da educação e a adaptação das estruturas escolares para receber esses alunos estão entre as principais propostas.
Recentemente, o parlamentar propôs na Assembleia Legislativa projeto de lei que institui em Goiás a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Amilton Filho tem discutido o assunto com representantes de instituições de proteção ao autista, como a Casa Joana e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas, ambas localizadas no município.
O objetivo é estreitar os laços com essas organizações e planejar ações para todo o estado de Goiás. Recentemente, o deputado estadual Amilton Filho se reuniu com o presidente e a vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis (Aspaa), Reamilton Espíndola de Athayde e Janaina de Athayde. O encontro, realizado no escritório político do parlamentar, em Anápolis, serviu como ponto de partida para ações em apoio à associação.
Reamilton e Janaina falaram sobre o projeto para a implantação de uma clínica-escola para autistas na rede municipal de ensino de Anápolis, iniciativa que será implementada pela prefeitura local. O presidente e a vice da Aspaa destacaram a necessidade de que os serviços oferecidos na clínica sejam estendidos não somente para alunos autistas do ensino fundamental I, mas também para o fundamental II.
“Esse Centro Municipal de Referência ao autista seria um grande sonho. Todos sabem do meu empenho pelas pautas de inclusão de autistas e educação. Reforço meu compromisso”, evidencia ainda Amilton.