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Frei Valdair participa de encontro com gestores educacionais em Anápolis
A Subsecretaria de Anápolis é responsável pelos colégios estaduais dos municípios de Anápolis, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Goianápolis, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Pirenópolis, Terezópolis de Goiás e Campo Limpo de Goiás.
Cerca de 250 gestores participaram da capacitação, promovida pela Subsecretaria Regional de Educação de Anápolis. O prefeito de Cocalzinho, Antônio Armando da Silva e vários secretários municipais de Educação, prestigiaram o evento. A subsecretária, professora Juliana Almada, destacou que o objetivo do encontro foi o de elevar a qualidade da gestão participativa nas escolas. A superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da Secretaria Estadual da Educação, Edvânia Braz Teixeira, também participou do evento.
Em discurso, Frei Valdair destacou a importância de melhorar a gestão das escolas públicas do Estado, na busca por uma maior qualidade do ensino. O deputado ressaltou ainda que conversou recentemente com o governador Alcides Rodrigues (PP), a respeito da reforma das unidades da Região. Segundo o parlamentar, o Governo estadual deve liberar os recursos, em breve.
Escola de Gestores
Em março deste ano, Frei Valdair comentou na Assembleia Legislativa, o projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em tramitação no Senado Federal, que cria a Escola Nacional de Gestores Educacionais. De acordo com a proposta, a escola, vinculada ao Ministério da Educação, será destinada a formar e capacitar profissionais para o exercício de funções de gerência no âmbito educacional.
"O projeto é muito importante, pois a gestão educacional da maior parte de nossas escolas está defasada, necessitando de inovações para melhorar a administração”, ressaltou o parlamentar goiano.
Frei Valdair destacou ainda que, em muitas escolas, a maior parte dos problemas resulta da má administração. “Com essa escola, se conquistaria uma maior profissionalização da gerência educacional, que certamente implicaria em melhorias na qualidade do ensino”, enfatizou.
Se aprovado o projeto, o MEC deve criar pelo menos uma unidade da escola em cada uma das grandes regiões do País, formando uma rede integrada.