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Humberto Aidar propõe maior valorização para os ramais ferroviários do Estado
O deputado Humberto Aidar (MDB) sugeriu à Assembleia Legislativa, por meio de projeto de lei, que as linhas e ramais ferroviários do Estado sejam reconhecidos como interesse cultural. A proposta pede que sejam preservados “os bens móveis e imóveis associados a linhas e ramais ferroviários operacionais ou não-operacionais e seus remanescentes, em qualquer grau de conservação”.
O projeto estabelece ainda que o “Estado deve apoiar as entidades interessadas na realização de ações de salvaguarda dos bens associados ao patrimônio cultural ferroviário”. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e aguarda direcionamento para seguir os próximos trâmites.
Humberto Aidar ressalta a importância da preservação desses modais que durante anos promoveram desenvolvimento para o estado e aos poucos vêm perdendo importância. “Se o Estado de Goiás não se posicionar firmemente a favor de suas ferrovias, breve, as pouquíssimas que sobrarão não serão nada além de meros departamentos de transporte”, declara.
Na justificativa do projeto, Aidar argumenta que com a desestatização houve um processo de descaso por parte das concessionárias o que provocou consequentemente o abandono das linhas.
“Nestes últimos 20 anos de domínio das concessionárias, mesmo com cláusulas expressas em contrato de que todas as linhas e instalações concedidas deveriam ser mantidas tal como recebidas, a maior parte do sistema ferroviário concedido em Goiás foi abandonado e entregues ao vandalismo”, diz um trecho da justificativa.
História
A primeira linha férrea a penetrar no solo goiano ocorreu em 1912. Depois de intensa disputa política entre Minas Gerais e o Estado de Goiás, finalmente era inaugurado o trecho entre Araguari, cidade mineira, e o rio Paranaíba. Logo em seguida, outras obras adentraram o Estado até a cidade de Catalão, um ano depois, em 1913.
Em Goiânia, a primeira linha só foi inaugurada em 1950 com a construção do ramal Leopoldo de Bulhões - Goiânia. Em 1964 esse ramal foi estendido até campinas. Na capital, o maior símbolo é a antiga Estação Ferroviária de Goiânia que foi inaugurada em 1950 e funcionou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros.
A partir de 1980, a estação ferroviária foi transferida para Senador Canedo, o que permitiu a continuação da Avenida Goiás e a construção da Rodoviária da cidade. Daí até os dias atuais houve declínio no progresso das linhas. Várias estações foram desativadas e o transporte férreo foi substituído pelo transporte rodoviário de passageiros.