Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
De autoria do deputado Humberto Aidar, projeto que protege o beneficiário do auxílio emergencial tramita na Assembleia

16 de Abril de 2020 às 17:56
De autoria do deputado Humberto Aidar, projeto que protege o beneficiário do auxílio emergencial tramita na Assembleia

O deputado Humberto Aidar (MDB) apresentou nesta quinta-feira, 16, na Assembleia Legislativa, uma série de projetos aos membros da Casa. Um deles visa proteger o beneficiário do auxílio emergencial criado pelo governo federal. A proposta do parlamentar proíbe as instituições bancárias de usarem o valor da assistência para descontar dívidas dos beneficiários.

A redação da proposta estabelece em seuaArt. 1º que “as instituições bancárias, situadas em Goiás, ficam proibidas de usarem o valor do auxílio emergencial depositado em conta corrente ou conta social regulamentado pelo Decreto Federal nº 10.316 de 7 de abril de 2020, para descontar dívidas oriundas da utilização da conta bancária dos beneficiários”, consta no projeto. 

O deputado argumenta que a Assembleia Legislativa tem legitimidade para debater o assunto porque a Constituição Federal permite ao  Estado, em seu art. 24, legislar sobre direito financeiro e econômico. “O momento atual exige a adoção de medidas excepcionais de proteção social e financeira para a população”, diz Aidar.

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus, Covid-19.

 

O deputado Humberto Aidar reforça na justificativa da proposta que “o dinheiro é para auxiliar no sustento das pessoas neste momento de crise e deve ser protegido para que não seja debitado automaticamente pelos bancos para cobrir eventuais débitos na conta dos beneficiários”, diz o parlamentar que tem cumprindo expediente diário na Assembleia.

Gabinete Dep. Humberto Aidar Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.