Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposta propõe revogação da lei que limita compra de produtos em Goiás, anuncia Amilton Filho

17 de Abril de 2020 às 11:10
Proposta propõe revogação da lei que limita compra de produtos em Goiás, anuncia Amilton Filho

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade), presidente da Comissão de Defesa aos Direitos do Consumidor na Alego, informou nesta sexta-feira, 17, que atua junto aos demais parlamentares para revogação da lei que limita a quantidade de produtos alimentícios e de higiene em estabelecimentos de Goiás durante o período de pandemia da Covid-19. O projeto, que havia sido proposto na Alego por todos os deputados, foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na última quarta-feira, 15.

"Quando discutimos essa questão no final de março, havia um temor de que esses produtos faltariam nas prateleiras de supermercados, farmácias e demais estabelecimentos da rede de comércio goiana durante a pandemia. Nesse momento, não faz mais sentido manter essa diretriz, já que a crise no abastecimento não se concretizou. E temos que pensar também que algumas famílias precisam de uma quantidade grande de produtos, como leite para alimentação de crianças", ressalta o parlamentar Amilton. Um novo projeto será apresentado por parlamentares, com o objetivo de garantir a revogação da proposta.

Entenda

Por meio do projeto sancionado nessa semana pelo governador Ronaldo Caiado, que deverá ser revogado por proposta dos parlamentares, está prevista a venda limitada de produtos de alimentação básicos e de higiene e proteção à Covid-19. O limite são duas unidades ou dois pacotes dos produtos de higiene e proteção e cinco unidades para os produtos alimentícios, por pessoa. A matéria inclui os seguintes produtos para a limitação das vendas: álcool em gel, máscaras descartáveis, papel higiênico, sacos de lixo, papel toalha, alimentos não perecíveis e enlatados. A previsão é de multa de R$ 1.000 para os estabelecimentos que descumprirem a lei e, em caso de reincidência, será aplicado em dobro o valor da multa. Os recursos arrecadados serão revertidos ao Fundo Estadual de Saúde (FES) ou a um fundo específico de combate ao novo coronavírus.

Demais assuntos

Durante sua live, o deputado estadual Amilton Filho ainda falou sobre seu projeto que concede gratificação para profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19, a doação de cestas para famílias carentes pelos governos estadual e municipal de Anápolis, a possibilidade de afrouxamento do isolamento social, a importância de se manter ações preventivas de combate ao novo coronavírus e ainda destacou que está em discussão no âmbito estadual as mudanças no calendário escolar.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.