Notícias dos Gabinetes
Humberto Aidar propõe meio virtual para troca de informações entre hospitais e familiares de pacientes com coronavírus
O deputado Humberto Aidar (MDB) protocolou, na última semana, projeto de lei que contribui com a troca de informações entre unidades hospitalares com pacientes com a covid-19 e seus familiares. Pela proposta, os hospitais públicos, privados ou de campanha devem estabelecer procedimento virtual para o envio de informações de pessoas internadas com a doença.
O parlamentar observa que o uso da tecnologia deve ser melhor explorado nesses casos porque facilita a troca de informações. “É indispensável que novas tecnologias sejam utilizadas para garantir os direitos daqueles que sejam acometidos pela covid-19 e de seus familiares”, declara Humberto.
O deputado justifica ainda que o projeto atende às medidas dispostas pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES) acerca da necessidade de isolamento daqueles que compartilham da mesma residência dos suspeitos ou diagnosticados com o coronavírus. “Esse projeto se faz indispensável a segurança e saúde de todos, com observância ao direito à informação e a atualização diária dos familiares dos pacientes”, completa.
O quarto artigo da propositura detalha como deve ser o mecanismo de funcionamento do serviço. “As informações devem ser enviadas todos os dias, ao término de cada dia, com a atualização sobre o estado de saúde do paciente. As informações devem ser enviadas, principalmente, via aplicativo de mensagens, em formato de áudio, possibilitando a recepção das comunicações por pessoas que tenham dificuldade com leitura”, explica o documento.
“A situação de crise pandêmica devido ao novo coronavírus tem impactado os governos de todo mundo e gerado a necessidade de alterar as regras de circulação, de atendimento, de regimes gerais de trabalho, dentre outras medidas. Essa proposta tem o objetivo de se adequar à nova realidade”, argumenta Humberto Aidar.