Notícias dos Gabinetes
Wilde Cambão propõe identificação, por digitais e fotografias, de pacientes internados sem documentos oficiais
O deputado estadual Wilde Cambão (PSD) apresentou à Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade dos hospitais públicos e privados em Goiás, de notificarem a Polícia Civil quando fizerem a internação de pacientes que não possuem identificação. Após ser protocolada, a matéria passará pela avaliação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da comissão de mérito e do Plenário da Casa.
De acordo com a redação da propositura, quando a internação for feita em hospitais públicos, o policial plantonista procederá a identificação do paciente, colhendo digitais e fotografia, encaminhando-as à delegacia policial de origem que localizará os familiares e fará o cruzamento de dados com base nos registros de desaparecimentos existentes. No caso da internação em hospitais privados, a comunicação será feita à delegacia policial mais próxima e os procedimentos serão os mesmos.
Conforme justificou o parlamentar, os pacientes que dão entrada nesses hospitais, sem documentos e sem acompanhante, são identificados por números, ficando o hospital impossibilitado de entrar em contato com algum familiar. Wilde Cambão compreende que o poder público auxiliaria na diminuição de casos de desaparecidos e geraria o bem estar dos pacientes.