Notícias dos Gabinetes
Humberto Aidar propõe uso de pedilúvio em prédios públicos para conter coronavírus
Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 2131/20, que torna obrigatória a instalação e utilização de pedilúvio em todos os prédios públicos no estado de Goiás. A ação visa promover a higienização dos usuários e conter a propagação da covid-19. Se aprovado pela Casa, o projeto terá validade enquanto durar a pandemia.
O pedilúvio é um equipamento utilizado em ambientes avícolas que, ao adaptar em ambiente urbano, visa reduzir os riscos de contaminação por vírus em locais de grande, médio e pequeno fluxo, constituído por uma caixa que abriga uma esponja embebida em uma solução desinfetante, que tem o objetivo de higienizar os pés, ideal para inativar o coronavírus.
“Esse equipamento é usado há muito tempo pela indústria avícola. A nossa proposta é trazer algo que já funciona na biossegurança de granjas e abatedouros para ser usado na entrada de prédios públicos”, diz Aidar.
Ainda segundo o parlamentar, a movimentação gradativa nas instalações públicas torna-se urgente a necessidade de ações para conter o avanço do vírus. “Essa medida faz se necessária, tendo em vista o retorno gradativo das atividades nos órgãos públicos para a proteção dos servidores e da população, visando a diminuição da disseminação do vírus”, diz o deputado.
A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça e foi enviada à relatoria na última semana.