Acesso à
Transparência

Chico KGL lamenta o falecimento da Irmã Pia

20 de Maio de 2020 às 21:22
Chico KGL lamenta o falecimento da Irmã Pia

Depois de passar 30 dias internada, Rio Verde perdeu uma das suas personalidades mais ilustres: a Irmã Maria Pia Burcicki.

Conhecida apenas como Irmã Pia, a norte americana de nascença dedicou sua vida à Igreja Católica por 63 anos e veio para o Brasil há 54 anos para a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.

Como toda franciscana, sempre atuou muito próxima da população mais carente, participando de diversas pastorais da igreja católica, como a Pastoral da Moradia, Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude e Encontro de Casais com Cristo, dentre outros. Evangelizar foi sua missão até o fim da vida.

Sua fé e sua dedicação foram sua maior arma contra a desigualdade e superou barreiras religiosas e sociais.

“Estar na companhia da Irmã Pia em seus trabalhos com a população mais carente, ou mesmo em alguma de suas pastorais, sempre foi uma experiência de amor ao próximo. Sua devoção e sua dedicação diuturna foram uma grande inspiração para mim e para muitas pessoas que a acompanharam, independentes de suas crenças, durante esses mais de 50 anos de trabalhos em Rio Verde”, revelou o deputado Chico KGL.

Para o parlamentar, que prestou homenagem à irmã no ano passado com a Comenda Berenice Artiaga, os trabalhos da Irmã Pia transcendem o campo religioso: “Apesar de ser a fé que a movia, sua maior preocupação eram as crianças, as famílias e a sociedade. Em todo esse tempo que estive próximo dela e de seu trabalho, nunca a vi condicionar ou mesmo relacionar seus trabalhos somente por sua crença; ela ajudava a todos, sem perguntar.”

Chico KGL ainda disse que a notícia de sua morte deixou a cidade em luto. Diversas personalidades, políticos e religiosos da cidade e de todo o estado lamentaram o falecimento nas redes sociais durante todo o dia.

“Sem dúvida nenhuma, uma perda muito grande para nossa cidade e para a igreja católica”, lamentou o deputado.

 

Hellen Matos
Compartilhar