Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho chama a atenção para o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia

27 de Maio de 2020 às 17:13
Amilton Filho chama a atenção para o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia

Uma a cada três mulheres, em escala global, já sofreu algum tipo de violência física ou sexual ao longo da vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com a pandemia da Covid-19, medidas de isolamento começaram a ser implementadas em diversos países, incluindo o Brasil, e para várias mulheres a preocupação ultrapassa o vírus nesse período tão delicado. 

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o risco de violência doméstica aumentou consideravelmente na quarentena.

A pasta também registrou quase 10% a mais de ligações para Disque 180, canal gratuito que recebe denúncias de violência contra a mulher.

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) está atento a essa questão. Na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ele tem apoiado iniciativas importantes e apresentado projetos de lei em defesa das mulheres goianas.

Um deles, que institui o programa de atenção às vítimas de estupro, com objetivo de dar apoio e identificar provas periciais, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) durante o mês de maio.

Importante, a iniciativa fortalece combate à impunidade nesse tipo de crime e agora será analisada pela Comissão de Segurança Pública (CSP) da Alego. “Depois, passa pelo Plenário e é encaminhada para análise da Governadoria”, explica o deputado.

Outro projeto de Amilton focado nas mulheres é o que veda, no âmbito do Estado de Goiás, a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha.

Medida semelhante foi apresentada pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e ambas foram unidas em uma só matéria, que tramita na CCJ da Alego. “Infelizmente a violência contra a mulher ainda permeia na sociedade. Quaisquer ações que versarem contra receberão o meu apoio”, destaca.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.