Notícias dos Gabinetes
Projeto de lei propõe a suspensão do uso de máscaras para autistas em Goiás
Seja para trabalhar, ir à farmácia ou ao supermercado, o uso da máscara é essencial para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, o equipamento é bastante incômodo para muitas pessoas que tem algum grau de deficiência, como autistas, que sofrem bastante ao sentir algo tocando a pele. Pensando em aliviar as pessoas que sofrem com esse tipo de deficiência, foi apresentado um projeto de lei na Assembleia Legisltiva de Goiás, na tarde desta terça-feira, 23, que dispensa as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) do uso obrigatorio de máscara, com regras específicas e a exigência de apresentação de um documento para comprovar a condição.
O autor da materia é o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) que, segundo a sua justificativa, o uso de máscaras tem gerado crises em pessoas que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista, uma vez que são mais sensíveis ao contato do tecido com a pele. O parlamentar também ressalta, que o autismo afeta a comunicação, a socialização e a adaptação do indivíduo a situações consideradas comuns, o que, portanto, exige necessidades e cuidados especiais.
Se for aprovado, o texto dispensa o uso de máscaras em pessoas com Transtorno do Espectro Autista e deficiências intelectuais, sensoriais ou quaisquer outras que pressuponham dificuldades para cumprir a obrigatoriedade. O projeto prevê, assim, que essas poderão andar pelas ruas sem o equipamento de proteção. A matéria será, agora, analisada pela CCJ e, posteriormente, encaminhada para votação em Plenário.