Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho cria projeto para viabilizar e estimular a leitura pelos estudantes goianos durante a pandemia

24 de Junho de 2020 às 18:41
Amilton Filho cria projeto para viabilizar e estimular a leitura pelos estudantes goianos durante a pandemia

O Projeto de Estímulo à Leitura (PEL), criado pelo deputado estadual Amilton Filho (SDD), foi apresentado, em formato de lei, nesta terça-feira, 23, e começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O objetivo é viabilizar, por meio do incentivo à leitura, uma alternativa de acesso à educação para os estudantes da rede pública, enquanto vigorar o decreto estadual de calamidade por conta da pandemia da covid-19.

Para tanto, a proposta de Amilton autoriza as diretorias de ensino do estado a formular, de acordo com cada realidade local, a melhor maneira de implementar o PEL -- desde que sejam observadas as restrições de distanciamento social. “A concepção de educação em que professores e estudantes assumem o protagonismo, de forma interativa e criativa, é o alicerce da matéria”, informa o deputado.

Amilton explica que, além de convênios não onerosos com editoras e livrarias para arrecadação, empréstimo e/ou doação, o PEL também admite, para sua execução nas escolas, a realização de lives, com contação de histórias nas redes sociais e a promoção de olimpíadas de conhecimento. Já o Poder Público fica autorizado a conceder incentivos fiscais aos parceiros do projeto e a difundir as campanhas que vierem a ser realizadas nas emissoras públicas de televisão e rádio.

“A leitura, de maneira diversificada e lúdica, estimula a troca de experiências, a pesquisa, o debate e a busca por soluções dos problemas enfrentados na escola, no bairro, na cidade, no país e no mundo. Ao mesmo tempo, aproxima pais, estudantes e professores, estreita relações e amplia os horizontes”, justifica o deputado.

Amilton explica, ainda, que para se tornar lei, o PEL precisa passar pelas comissões temáticas, votações em Plenário, ser aprovado, e depois ser analisado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). “Com o fim do decreto de calamidade, o texto define que o projeto deverá ser integrado à Política Educacional do Estado de Goiás”, esclarece.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.