Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto que facilita a renovação da Carteira de Habilitação é aprovado na CCJ

25 de Junho de 2020 às 17:05
Projeto que facilita a renovação da Carteira de Habilitação é aprovado na CCJ

O deputado Humberto Aidar (MDB) teve vários projetos de lei aprovados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação na última semana. Uma das propostas determina que o Detran disponibilize, por meio da internet, um canal que seja possível para o condutor renovar sua Carteira de Habilitação A, B e A/B, online.

O projeto é composto por sete artigos, com as determinações e obrigações, tanto do condutor quanto do Departamento Nacional de Trânsito. Segundo o deputado Humberto Aidar, o objetivo do projeto é modernizar o processo de renovação e reduzir a demanda presencial no órgão, que é objeto constante de reclamação dos usuários.

O 2º artigo da proposta determina que “a renovação simplificada será efetivada por meio de cadastro e solicitação a serem preenchidos diretamente pelo condutor no portal do órgão na internet, mediante "uploads" ou envio eletrônico de eventuais documentos que se façam necessários, reaproveitando-se os dados da última coleta biométrica do cidadão, incluindo a foto, a assinatura e as digitais”, diz o dispositivo.

O inciso 2º do art. 1º esclarece, no entanto, que a renovação “deverá ser feita presencial, sempre que houver a necessidade de alteração de dados (categoria, nome, endereço, etc.) ou quando a carteira de habilitação estiver suspensa ou cassada, bem como no caso de o sistema informatizado identificar algum impedimento ou incompatibilidade nos dados fornecidos”, dispõe um trecho do documento.

Aidar justifica que o objetivo não é apenas facilitar a vida do cidadão, mas também para desafogar os postos de atendimento do Detran. 

O parlamentar argumenta que a renovação simplificada já está presente em outros estados e tem funcionado perfeitamente. “Temos o exemplo de São Paulo, onde o Detran-SP já disponibiliza ao cidadão a renovação simplificada em seu site”, diz o deputado. 

A proposta segue agora para a Comissão de Serviços e Obras Públicas, a quem caberá análise nos próximos dias.

Gabinete Dep. Humberto Aidar Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.