Notícias dos Gabinetes
Sob comando de Humberto Aidar, CCJ e Comissão Mista se preparam para iniciar semestre legislativo
A Comissão de Constituição Justiça e Redação inicia na próxima quinta-feira, 6, às 14h, mais um período de discussões de projetos na Assembleia Legislativa de Goiás. Nas mãos do deputado Humberto Aidar (MDB), a pasta tem o desafio de continuar zerando a pauta mesmo em ano eleitoral.
Além da aproximação do período das eleições, a pandemia também causa preocupação. Apesar do fato, as sessões remotas ajudaram a concluir o semestre sem causar maiores prejuízos no andamento das proposituras. “Sempre gostei dos debates presenciais. As discussões são mais acaloradas, mas com a pandemia não houve condições”, afirma Aidar.
“Essa Legislatura tem se notabilizado por uma grande presença na CCJ e também na Comissão Mista. Nesse um ano e meio de mandado, essas comissões em nenhum momento deixaram de ser realizadas. Tanto na Comissão de Constituição quanto na Mista nós conseguimos zerar a pauta”, disse Humberto Aidar.
Marcada para os dias 15 e 29 de novembro em caso de segundo turno, as eleições terão impacto na realização das sessões da CCJ e da Comissão Mista. Humberto Aidar declara que a Mesa Diretora está avaliando a possibilidade de diminuir o número de reuniões, que hoje ocorrem todas as terças, quartas e quintas-feiras.
Ainda assim, o parlamentar acredita que, caso ocorram cortes na quantidade de reuniões, os trabalhos continuarão andando. “Eu quero continuar tendo as duas sessões na terça e quinta. De qualquer forma, nós vamos continuar no mesmo ritmo. Mesmo com eleições eu espero que essas pastas não tenham prejuízo”, declara.
Sessão Mista
A Assembleia Legislativa está avaliando a possibilidade de realizar sessões mistas a partir do mês de setembro. Segundo Humberto Aidar, o presidente da Casa Lissauer Vieira (PSB), tem amadurecido a ideia de abrir a possibilidade de realizar reuniões presenciais com participantes virtuais.
“Aqueles que quiserem trabalhar presencialmente terão a alternativa e um ou outro deputado, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco, se quiser poderá trabalhar de forma remota. Seria uma sessão mista. A Casa está analisando as condições técnicas”.
Caso o modelo seja adotado, Aidar mantém a expectativa de ter bons resultados até o final do semestre legislativo nas duas pastas que estão sob sua liderança. “Tenho certeza que vamos ter um segundo semestre de muita produtividade”, diz.