Notícias dos Gabinetes
Deputado denuncia falta de delegados em Goiás e cobra posicionamento do Governo
Uma reportagem veiculada pelo jornal "O Popular", mostrou que em Goiás 70% dos municípios não possuem delegados titulares. Das 246 cidades do estado, 176 fazem parte desse déficit. No total, 22 delegados chegam a acumular até sete municípios como área de atuação, contrariando a Lei Estadual 16.901/2010, que proíbe o acúmulo de mais de duas comarcas além do titular.
A cidade de Orizona, cerca de 130 km de Goiânia, é um desses municípios que sofre com a falta de delegado na cidade. O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) esteve no município para mostrar o problema. Em vídeo veiculado em suas redes sociais, o deputado registrou as condições de trabalho dos policiais da cidade que, inclusive só tem um agente e uma escrivã. Humberto alertou que a crise na segurança pública, especialmente na Polícia Civil pode se agravar se o Estado não tomar providências. "Descaso total aqui na delegacia de Orizona, aqui nem sequer existe Central de Flagrantes, as equipes têm que se descolar 40 km até Pires do Rio. Imagina a realidade de outras cidades? Segurança Pública pede socorro! Enquanto isso a bandidagem aproveita", desabafou o deputado.
Cobranças
Na Assembleia Legislativa, Humberto Teófilo e outros deputados da Comissão de Segurança Pública, já reivindicaram, diversas vezes ao Governo do Estado, a chamada dos aprovados do último concurso para delegados em Goiás. Aliás, essa cobrança vem desde quando o deputado pertencia a base do Governo. "Ronaldo Caiado prometeu chamar os delegados aprovados, incluisive em reunião comigo no Palácio, mas até agora nada!", disse Teófilo.