Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Trabalho busca redução de prazo para pagamento de honorários a advogados dativos

13 de Agosto de 2020 às 17:39
Paulo Trabalho busca redução de prazo para pagamento de honorários a advogados dativos

O deputado Paulo Trabalho (PSL) apresentou, na tarde desta quinta-feira, 13, um projeto de lei que reduz o prazo máximo para pagamento de honorários aos advogados dativos — aqueles nomeados pelos magistrados em caso de susbstituição ou impossibilidade do cliente arcar com os custos oriundos da contratação de um representante.

De acordo com a matéria, o pagamento da remuneração não poderá ultrapassar o prazo de 30 dias, prazo esse que será contado a partir do firmamento do protocolo de requerimento.  

A lei a ser alterada prevê que o pagamento dos honorários desses advogados pelo Estado não ultrapassem os 60 dias. No entanto, "é público que esses advogados, apesar da regular prestação de serviço e da assistência ao seu cliente, ficam anos sem rerceber qualquer remuneração", argumenta o parlamentar, que pretende estreitar, ainda mais, o período legal a fim de beneficiar a classe. 

"Apesar de existir um fundo específico para custear os serviços de assistência judiciária e dotação orçamentária específica, o fato é que esses profissionais não são pagos no prazo legal. Diante dessa realidade, a proposta busca garantir um prazo justo para que o pagamento seja garantido a esses profissionais, bem como seja aplicada a correção monetária no caso de atraso, garantindo a dignidade e valorização deste advogado", pontua.

Gabinete Dep. Paulo Trabalho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.