Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto que suspende uso de máscaras para autistas em Goiás

23 de Setembro de 2020 às 10:10
Aprovado projeto que suspende uso de máscaras para autistas em Goiás

Foi aprovado nesta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei que desobriga as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) do uso de máscaras. O projeto foi proposto pelo deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL), que, segundo a sua justificativa, o uso de máscaras tem gerado crises em pessoas que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista, uma vez que são mais sensíveis ao contato do tecido com a pele.

O parlamentar ressalta, ainda, que o autismo afeta a comunicação, a socialização e a adaptação do indivíduo a situações consideradas comuns, o que, portanto, exige necessidades e cuidados especiais. “A questão preventiva nesses casos tem que ser o uso do álcool em gel e o distanciamento. Ir apenas aos locais, como consultórios, onde tenha sido feita a assepsia”, salienta o parlamentar.

 A utilização das máscaras se tornou rotina  na vida das pessoas, já que o mesmo é de uso obrigatório, seja para trabalhar, ir à farmácia ou ao supermercado. O uso da máscara é essencial para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, o equipamento é bastante incômodo para muitas pessoas que tem algum grau de deficiência, como autistas, que sofrem bastante ao sentir algo tocando a pele. Pensando em aliviar as pessoas que sofrem com esse tipo de deficiência  o texto dispensa o uso de máscaras em pessoas com Transtorno do Espectro Autista e deficiências intelectuais, sensoriais ou quaisquer outras que pressuponham dificuldades para cumprir a obrigatoriedade. O projeto prevê, assim, que essas poderão andar pelas ruas sem o equipamento de proteção. A matéria segue agora para o governador Ronaldo Caiado (DEM), para sanção ou veto.

Texto: Victor Gabler

 

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.