Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Frei Valdair destaca o valoroso trabalho do professor

15 de Outubro de 2007 às 15:44

Há exatos 180 anos era criado no país o Ensino Elementar, por força de um Decreto baixado por Dom Pedro I.

A proposta revolucionária do Imperador previa a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

 

Apesar desta importante conquista, somente em 1947, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. A celebração ocorreu em São Paulo e devido a sua repercussão foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

 

Como cidadão e também como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia reconheço o esforço do governo na elaboração de políticas públicas voltadas à valorização do magistério, mas estou consciente que parece injusto desejar um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem. Mais do que todos, para o professor na matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Graças à abnegação desses profissionais tanto se fez e muito ainda há por se fazer na construção desse país.

 

Tarefa difícil, mas não impossível. Tarefa que pede sacrifício incrível. Tarefa que exige desapego do interesse próprio, feita com o coração. Ao ensinar o professor aprende que o real sentido de seu ofício é um verdadeiro sacerdócio. Não é por acaso que o professor e filósofo Salomão Becker eternizou a frase:

'Professor é profissão. Educador é vocação'.

 

Parabéns a todos os mestres.

 

 

Dep. Frei Valdair

Pres. Comissão de Educação e Cultura – AL

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.