Notícias dos Gabinetes
Assembleia Legislativa de Goiás terá comissão que trata exclusivamente de Assistência Social a partir de 2021
Foi aprovado, em última votação, na última terça-feira, 08, o projeto do deputado Humberto Aidar (MDB) que cria a Comissão de Assistência Social na Assembleia Legislativa. Com o sinal verde dos parlamentares, a pasta será instalada já no início das atividades parlamentares de 2021.
A pasta foi desmembrada da Comissão de Saúde e agora terá atividade exclusivamente voltada para o fortalecimento da política social. O deputado Humberto Aidar comemorou a aprovação da proposta. “Esse tema pulsa e é uma questão que tem que ser enfrentada pelos governos. O Parlamento deu um importante passo para a valorização dessa política”, frisa Aidar.
A presidente do Colegiado Nacional de Gestoras Municipais de Assistência Social, Fabiana Ceciliano, ressaltou que a aprovação da pauta vai permitir que deputados encaminhe emendas para atender às políticas públicas de assistência social e entidades filantrópicas. “É uma luta de anos e anos dessas entidades. É uma valorização da política pública de direito que é a assistência social”, declara Fabiana que também preside a rede de primeiras damas da Federação Goiana dos Municípios.
O deputado Humberto Aidar, que no ano passado já havia criado a Comissão de Ética, não poupou esforços para o diálogo de convencimento dos pares para a criação da pasta permanente que trata exclusivamente desse tema. “Será uma comissão com corpo técnico. Espero que quem assumir a presidência possa desenvolver um grande trabalho. É um campo muito fértil. É uma oportunidade que a Assembleia dá para os municípios”, ressalta o parlamentar.
Até aqui, as demandas do setor eram atendidas pela Comissão de Saúde e Promoção Social, entretanto, os temas voltados para a saúde dominavam as discussões fazendo com que o espaço para a promoção social ficasse reduzido. A partir do ano que vem, segundo Fabiana Ceciliano, a Comissão dará suporte às gestoras e irá fortalecer a continuidade de programas e projetos assistenciais em todos os municípios do estado de Goiás.