Notícias dos Gabinetes
Humberto Teófilo requer realização de concursos para as Polícias Civil e Militar em Goiás
O deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) protocolou um requerimento à Secretaria de Segurança Pública questionando o déficit de servidores na pasta. No documento, encaminhado ao secretário Rodney Miranda, é cobrado pelo parlamentar a realização do novo concurso na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para repor o quadro de servidores.
De acordo com o deputado, com base no processo administrativo SEI nº 2019000070446394, existe a vacância de cargos, possibilitando a realização de um novo concurso para cargos de agentes e escrivães para os quadros da Polícia Civil de Goiás.
Humberto Teófilo relembra que no ano de 2018 foi autorizada a realização de concurso público, inclusive fixada em manifestação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) que orientou que os editais dos concursos deveriam ser publicados no máximo em 180 dias, a contar daquela data. “Vale ressaltar que desde 2018, já havia comissão formada e aprovada para a realização do concurso para agentes escrivães, mas até hoje nada ”, disse Teófilo.
No requerimento, o deputado também solicita concursos para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, justificando um déficit no quadro de servidores de ambas as áreas, dando exemplo de uma pesquisa realizada em maio de 2020, momento em que se apurou que a Polícia Militar de Goiás conta com 12.739 servidores, bem como o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que possui 2.633 servidores lotados em todo o estado. Ou seja, é uma quantia irrelevante e questionável para a garantia da segurança pública, em concomitância a um estado que possui cerca de 6,523 milhões de habitantes. “Onde estão os preenchimentos dos cargos vagos decorrentes de promoção, readaptação, aposentadoria, exoneração, demissão, falecimento? O Governo precisa fazer concurso para a área de segurança pública”, disse Humberto Teófilo.