Notícias dos Gabinetes
Humberto Teófilo solicita que Prefeitura de Inhumas administre o Hospital Maternidade Dona Latifa
Em colapso na saúde pública, a cidade de Inhumas vive o seu pior momento desde o início da pandemia. Sem espaço para tantos pacientes, profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, precisaram colocar macas com pacientes na capela do prédio e fazer com que o estacionamento funcione como recepção. Além disso, salas de vacina, exames e medicação passaram a abrigar doentes. O sistema de saúde da cidade entrou em colapso com o aumento no número de casos da covid-19, situação que atingiu o limite de atendimento.
Enquanto isso, na cidade há uma unidade de saúde particular que está fechada em razão de uma ação da Justiça por falência, o Hospital e Maternidade Dona Latifa. Isso fez com que o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) chamasse a atenção do prefeito João Antônio (PSD), a fim de tomar medidas perante a Justiça para que o município fizesse a requisição administrativa dessa unidade. De acordo com Humberto Teófilo, a unidade conta com 12 UTIs e aproximadamente 40 quartos de enfermarias, o que amenizaria o caos na saúde do município durante a pandemia.
“O prefeito pode expedir um ato para utilizar instalações e equipamentos da unidade, inclusive está prevista na Constituição Federal. Basta o prefeito ter vontade de fazer”, afirmou. O deputado ainda completou: “Nós estamos aqui buscando alternativas para salvar vidas. É muito triste ver o prefeito e o governador Ronaldo Caiado jogando o problema um para outro. O prefeito tem que tomar uma decisão”, desafiou o deputado.