Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Humberto Teófilo quer barrar a prorrogação do estado de calamidade em Goiás

22 de Abril de 2021 às 14:27
Humberto Teófilo quer barrar a prorrogação do estado de calamidade em Goiás

Tramita na Assembleia do Estado de Goiás (Alego) um projeto de autoria do Governo do Estado, protocolado sob nº 4746/21, que prorroga o estado de calamidade pública em Goiás até dezembro deste ano. Durante a votação, o projeto foi emendado em Plenário pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) e a matéria retornou à CCJ. 

Humberto Teófilo sugeriu a prorrogação para até o mês de junho. Na sequência, o líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), solicitou vistas da matéria e apresentou relatório por meio de voto em separado, rejeitando o relatório anterior e mantendo a prorrogação do estado de calamidade pública até dezembro de 2021.

“Eu discordo do projeto do governador Ronaldo Caiado. Nós não podemos dar esse cheque em branco para o Poder Executivo nesse momento. O mais correto é prorrogar até junho, e nesse período vamos analisar o cenário econômico para ver a possibilidade de prorrogar até dezembro”, disse Teófilo, que se diZ preocupado de que a calamidade pública atinja a vida do consumidor, do servidor público e outras áreas. 

A declaração de estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de covid-19 aconteceu em março de 2020 e tinha validade até dezembro daquele ano. O objetivo foi dispensar o Estado de Goiás do cumprimento de algumas metas fiscais. Agora, a Governadoria justifica que a expectativa era de que a situação de emergência já estivesse controlada, o que não aconteceu. “Ao contrário, o cenário que ora se apresenta é de recrudescimento da crise sanitária decorrente da contaminação pelo novo coronavírus. Como resultado disso, o que se prevê é que as receitas públicas sejam ainda mais reduzidas e que as despesas de Goiás com medidas para atenuar a crise sofram incrementos consideráveis”, diz a justificativa da proposta.

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.